Na última semana, o Estado registrou a primeira onde de frio do inverno, que começou, oficialmente, no dia 20 de junho. O início da nova estação sempre traz consigo a expectativa de neve, principalmente, entre os turistas, que costumam lotar pousadas e hotéis da região da Serra Gaúcha. Contudo, segundo o metereologista da MetSul, Leandro Pulchalski, a chance disso acontecer é pequena, pela ausência de condições climáticas ideais, pois o fenômeno está atrelado a presença de umidade e da nebulosidade, ou seja, se o ar estiver muito seco, a neve não se forma.
O metereologista ainda explica que o cenário ideal para a formação deste fenômeno climático acontece quando as temperaturas estão abaixo de 0°C. O especialista do tempo também esclarece que com a onde de frio, é possível esperar por temperaturas mais baixas, mas a neve ainda é improvável, especialmente, se o ar permanecer seco.
Leandro Pulchalski ainda explicou a diferença entre ambos os fenômenos climáticos, neve e geada. Enquanto a neve é um espetáculo raro no Estado, a geada é mais comum, durante as ondas de frio.