Com as baixas temperaturas chegando, a Influenza, mais conhecida como a gripe, começa a aparecer, mas é possível se prevenir realizando a vacinação contra a doença. No entanto, em Caxias do Sul há uma baixa adesão, principalmente dos grupos prioritários, com apenas 39,93% desta parcela buscando a imunização, números que se refletem nas internações nos meses de março e abril no município.
Entre março e abril, a Secretaria de Saúde da cidade registrou 76 internações por influenza. Não há mais dados atualizados devido o alagamento do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), mas os números já mostram como a doença pode se tornar grave em alguns casos.
Desta forma, a vacinação contra a gripe é uma grande ferramenta para evitar que o quadro desta infecção seja fatal, contudo, os que mais podem sofrer com isso, sendo idosos e crianças, não estão buscando a vacina. A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, Magda Beatris Teles, destaca a importância desta imunização para a vida destas pessoas.
E para fazer com que a comunidade consiga ter mais facilidade na hora de se vacinar, a Secretaria ampliou o horário de funcionamento de sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê.
No total, já foram aplicadas 84,2 mil doses (se usa dose porque há casos de crianças pequenas que tomam duas vacinas) na cidade e deste número, cerca de 20 mil foram de pessoas de fora do público prioritário. É reforçado que o imunizante já está disponível para todos os moradores de Caxias do Sul maiores de 6 meses.