Os alunos do curso de Direito da Faculdade IDEAU, em Caxias do Sul, organizaram o 1º Júri Simulado, coordenado pela professora Patrícia da Silva, no último dia 26 de junho. A atividade buscou proporcionar aos estudantes a oportunidade de participar ativamente de um julgamento fictício, baseado em um caso real.
O procedimento relativo aos processos de competência do Tribunal do Júri destina-se ao julgamento dos crimes dolosos contra a vida e possui duas fases. A atividade contou com estudos sobre todo o procedimento, bem como análise da primeira fase de um processo real de um caso de homicídio duplamente qualificado, para posterior desenvolvimento da segunda fase, onde ocorreu a sessão de julgamento propriamente dita.
Os alunos se dividiram em dois grupos: os alunos Andrey Trindade e Simão Ilíbio atuaram como Promotores de Justiça, representando o Ministério Público para a realizar a acusação do caso, já as alunas Jerusa de Araújo e Ruth de Araújo atuaram como advogadas, compondo a bancada de defesa da ré.
Ainda, a ação contou com a participação da voluntária Franciele Caetano de Oliveira, que atuou como ré, e da psicóloga Tatiana Rocha, egressa da Faculdade IDEAU, que foi chamada como testemunha para prestar esclarecimentos, já que se tratava de um crime passional com diversas nuances psicológicas. Também foram sorteados sete alunos da instituição para atuarem como jurados.
A sessão contou ainda com ouvintes da comunidade, estudantes de diversas instituições, professores e alunos do Ensino Médio que possuem curiosidade e interesse em cursar Direito, proporcionando a eles uma visão realista e inspiradora da prática jurídica.
A professora Patricia atuou como Juíza Presidente, de modo a conduzir a sessão, proporcionando mais segurança aos alunos e explicando o procedimento conforme o andamento das atividades. “Atuar no Tribunal do Júri é uma das minhas grandes paixões. E proporcionar essa experiência aos alunos foi muito gratificante. Acompanhei a dedicação, o empenho e a evolução de cada um, onde não apenas estudaram o procedimento e o caso real, mas buscaram compreender as complexidades do Tribunal do Júri, onde cada palavra e cada movimento tem importância. Foi uma verdadeira transformação para os alunos, que viram a necessidade de alinhar a teoria com a prática, e através do pensamento crítico proporcionaram uma atividade riquíssima a todos que acompanharam. Muitos alunos de outros cursos e do Ensino Médio demonstraram interesse em conhecer melhor o procedimento e participaram com a curiosidade aguçada por se tratar de um caso real (mesmo que com os nomes e imagens reais das partes ocultos), o que reforça a importância e a relevância desta atividade. Saber que conseguimos despertar um interesse genuíno pela justiça e por esse instituto democrático que é o Tribunal do Júri é algo que levo com muito orgulho,” finaliza a professora.