A valorização e respeito pelo trabalho desenvolvido nas plantações, lavouras, parreirais e pomares é essencial e destacada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores de Caxias do Sul. Bernadete Onsi explica que a entidade trabalha em conjunto com a Comissão Comunitária e sempre solicita atenção para o trabalho do agricultor. Pois, mesmo que Caxias seja um polo metal-mecânico atualmente o produtor rural é essencial e a alma da Festa.
A resiliência do produtor é destacada pela presidente do sindicato ao relembrar os eventos climáticos enfrentados no último ano. Logo, foi papel da entidade incentivar a participação de cada um na Festa da Uva. Bernadete cita que produtos diversos serão comercializados, indo além da uva. O evento é visto como um momento de comemoração dos resultados.
Bernadete Onsi destaca a importância da participação do produtor e da tradicional exposição das uvas. Ela considera que é o momento de mostrar a todos os resultados de um ano inteiro de trabalho. Ao todo, serão 236 expositores, 38 variedades de uva e sete municípios participantes.
O Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva abre para o público a partir desta sexta-feira (16). Os portões estão abertos a partir das 14h de segunda a sexta-feira e das 10h nos finais de semana.