Em operação desde o dia 5 de agosto, os redutores de velocidade instalados em ruas da cidade e nas perimetrais Norte e Sul já apresentam os primeiros resultados. Conforme anunciado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), em comparação com os meses de agosto dos últimos 15 anos, o último mês registrou o menor número de acidentes nos trechos (294), ficando abaixo de 300 ocorrências pela primeira vez na série histórica.
A redução dos acidentes foi comemorada pelo secretário-adjunto de trânsito, Alfonso Willenbring, que também salienta o aumento na frota de veículos no período – de 231.960 veículos em 2010 para 354.729 este ano –, o que só torna os números alcançados ainda mais significativos.
Segundo a SMTTM, o total de veículos que transitaram pelas faixas de trânsito fiscalizadas pelos equipamentos neste primeiro mês chegou ao expressivo número de 6.189.144 veículos. Ao longo de agosto, foram em média 412.610 veículos em cada faixa controlada. Dos mais de 6 milhões veículos, apenas 13.902 foram flagrados transitando acima do limite de velocidade, o que representa um percentual de 0,22% do total.
O número de acidentes de agosto também simboliza a segunda menor marca do ano de 2025, onde apenas janeiro, mês de férias onde o fluxo de veículos no município é muito menor, registrou menos acidentes, com 265. Os maiores índices de acidentes ocorrem em abril e maio, com 354 e 351 casos, respectivamente.
A sinalização em todos os 26 pontos onde foram instalados os controladores foi reforçada. Os dez redutores instalados nas perimetrais entraram em funcionamento no dia 5 de agosto, já os demais equipamentos instalados em ruas da cidade, iniciaram a operação no dia 10 de agosto. Willenbring ressalta que não esta prevista a instalação de novos equipamentos no momento, apesar do alto número de solicitações recebidas pela secretaria por parte de munícipes.
Confira o número de acidentes em Caxias do Sul no quadro abaixo:
