A estrutura será feita com recursos próprios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Caxias do Sul. Além disso, a sala na Penitenciária Estadual de Caxias (PECS) está sendo construída com mão de obra dos presidiários. O espaço vem com o intuito de acomodar melhor os advogados que aguardam para fazer atendimentos e precisam de um local de trabalho.
A presidente da OAB Caxias, Ana Carla Furlan, cita que recebeu a demanda desde o início da gestão. A primeira conquista foi que os advogados pudessem aguardar na sala de revista. Ela conta que foram meses de diálogo para a autorização da construção da estrutura. Diversos pontos foram analisados para a liberação.
Ana Carla ressalta que, desde o início, a ideia era utilizar a mão de obra de apenados. A presidente destaca que a atividade também serve como uma forma de ocupar os presos e também favorece na redução de pena.
A sala da OAB, na cadeia do Apanhador ficará na entrada, próximo ao pórtico. A intenção é de que o espaço esteja pronto em no máximo três meses. Todos os materiais foram adquiridos e estão sendo entregues para o inicio dos trabalhos. Após a conclusão o espaço será mobiliado e liberado para uso.