Há poucos dias da reabertura parcial do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, os terminais do interior começam a se movimentar para avaliar a malha aérea. Em Caxias do Sul, o Hugo Cantergiani se tornou referência estadual e logo teve acréscimos de voos pelas companhias. Porém, com a capital voltando a operar a decisão de manter o fluxo para o interior do Rio Grande do Sul é de cada empresa.
O diretor do aeroporto de Caxias, Cleberson Babetzki, explica que a administração está em tratativas para a manutenção dos trajetos. A aposta está em vender a cidade e a região como uma forma de convencer o prosseguimento das operações. Ele salienta que a decisão não passa pela gestão do terminal.
Outro argumento que está sendo utilizado pela equipe do aeroporto é referente a modernização que está sendo feita no terminal e as obras previstas. Segundo Bebetzki, o objetivo é mostrar para as empresas que o local tem condições de receber o fluxo. O diretor demonstra otimismo sobre o convencimento das companhias.
O retorno do terminal da capital e a movimentação das companhias tem sido acompanhado pela equipe. A previsão é de que o Salgado Filho volte a operar na próxima segunda-feira (21) com até 128 voos diários, mesmo que ainda com a estrutura parcial. A retomada total está prevista para 15 de dezembro.
O aeroporto de Porto Alegre está fechado desde o mês de maio, após ficar alagado pela enchente que atingiu todo o estado.