Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Acesso dificultado na BR-116 e pouco frio neste inverno diminuem as vendas e os visitantes na região das Hortênsias 

  • Tahena Irigoyen
  • 30/07/2024
Foto: Divulgação Tricofest

As chuvas que afetaram mais de 90% das cidades do Rio Grande do Sul deixaram um rastro de incertezas na Serra Gaúcha e no turismo não foi diferente. Embora a devastação não tenha atingido diretamente os principais pontos de visitação da região das Hortênsias, que inclui Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, as enchentes resultaram no fechamento de estradas e aeroportos. Um dos maiores problemas ainda enfrentados é a falta de ligação, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. No local, o DNIT constrói uma nova ponte sobre o Rio Caí prevista para dezembro. Quanto a ponte provisória, o projeto foi abandonado pelo DNIT.         

Em entrevista à Rádio Caxias, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf (PSDB), destacou um levantamento do Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias). Em 2022, como parâmetro, a circulação de turistas da região da Uva e Vinho e Campos de Cima da Serra para a região das Hortênsias ultrapassou um milhão de visitantes. No entanto, com as recentes chuvas e problemas nas estradas, os prejuízos são incalculáveis e a diminuição no fluxo de pessoas é perceptível.

Se não bastasse problemas de infraestrutura viária, as mudanças climáticas, com períodos prolongados de altas temperaturas, estão impactando a economia da Serra Gaúcha, especialmente o setor varejista, que depende das vendas das coleções de inverno. O frio era mais esperado neste momento. As malharias estavam otimistas com a chegada das baixas temperaturas no final de maio, e junho, esperando uma recuperação nas vendas, com data como o dia das mães e dos namorados.

O coordenador-geral da Tricofest e presidente da Associação de Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café, Márcio André Kny, observou que os cenários climáticos de 2023 e 2024 são semelhantes, com oscilações consideráveis em temperaturas e precipitações. A diferença em 2024 foi a tragédia das enchentes, que ocorreram às vésperas da temporada de inverno, em maio. O impacto inicial foi na retração econômica e na logística de acessos à serra. A Tricofest da retomada, iniciada em 07 de junho, foi o primeiro grande evento pós-enchentes. Apesar dos desafios, as vendas na Tricofest de Nova Petrópolis, encerrada em 14 de julho, alcançaram quase os números de 2023, cerca de R$ 10 milhões, com mais de 60 mil visitantes nos seis finais de semana, uma queda de cerca de 20% em relação a 2023, refletindo o cenário de recuperação do estado.

Rogério Bridi, presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharias, Vestuário, Calçados e Acessórios da Serra Gaúcha (Fitemavest), destacou que o recente período de frio nos últimos 15 dias já apresentou resultados positivos nas vendas de artigos de inverno. Bridi espera um frio prolongado em agosto, após as ondas de calor em julho, que resultaram em baixa comercialização. Ele comentou que a tragédia climática afetou as negociações e perspectivas de vendas, mas com a melhora do clima e a reabertura das vias de tráfego, os lojistas estão mais confiantes.

Lideranças da região das Hortênsias afirmam, que a Serra Gaúcha enfrenta desafios significativos neste momento, um deles, é o acesso de ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Nesta semana, deverá acontecer um novo encontro entre os prefeitos dos município na procura de uma parceria entre ambos, mais iniciativa privada e DNIT. A intenção é oficializar a construção de uma ponte provisória sobre o rio Caí, com a construção de blocos.

Tags:
  • Dnit
  • Economia
  • impacto
  • INVERNO
  • Ponte Rio Caí[
  • região das hortências
  • Tricofest
  • VENDAS
Tahena Irigoyen
Tahena Irigoyen

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Depois de sugerir guilhotina a ministro do STF, prefeito de Farroupilha vai ser investigado por incitação ao crime

  • Redação
  • 30/07/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Agosto Dourado: Caxias do Sul tem Banco de Leite desde 2023

  • Noriana Behrend
  • 30/07/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Aeroporto Hugo Cantergiani registra aumento de 13,9 mil passageiros no primeiro quadrimestre

  • 16/06/2025
ler post

Campanha do Sindiserv busca abordar a violência contra os servidores públicos

  • 16/06/2025
ler post

Prefeitura de Caxias do Sul lança licitação para construção da UBS Vila Romana

  • 16/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Juventude conhece datas e horários das próximas rodadas da Série A
  • Juventude busca anunciar reforços ainda nesta semana
  • Thiago Coelho será desfalque do Caxias contra o Ituano
  • “Temos que manter essa humildade”, comenta meia do Caxias
  • Esmeraldas vão para a última rodada da primeira fase do Brasileirão fora da zona de rebaixamento
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

30/07/2024 - Atualizado em 30/07/2024 - 13:23

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar