O combate ao mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti, é constante em Caxias. Agora, com o decreto de emergência, os agentes de Saúde podem acessar terrenos baldios e casas abandonadas sem a presença do proprietário. Uma ação foi realizada na tarde desta quinta-feira (04) no bairro Reolon, local com alto número de focos.
Para entrar nos locais os agentes são amparados pelo decreto, entretanto não forçam entrada quebrando estruturas ou se colocam em risco. Por exemplo, se o pátio ter acúmulo de água, mas ter a presença de um cachorro os agentes não acessam, prevendo a segurança de cada um. A entrada nesses espaços sem a presença do proprietário é feita após a verificação da ausência do responsável em visitas de residências próximas.
Nessa ação, no bairro Reolon, as equipes entraram no primeiro terreno com base no decreto. O grande acumulo de potes e demais utensílios resultaram em diversos espaços com acumulo de água e larvas foram identificadas. A agente de endemias da Secretaria da Saúde (SMS), Fernanda Huff, explica as dificuldades de acesso e solicita a colaboração da população.
A situação de emergência foi publicada no dia 25 de março. O Decreto tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado até completar 180 dias. Além de autorizar a entrada das equipes em espaços abandonados, o documento também iniciou uma força tarefa entre as pastas.