Estão abertas as inscrições para o 59º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, uma oportunidade que busca revelar novos talentos e textos inéditos nas categorias de contos, crônicas e poesias, premiando autores em cada gênero. Para participar, os interessados devem ter mais de 16 anos e residir na cidade há, no mínimo, dois anos. As inscrições são feitas por gênero literário, e cada participante deve apresentar três textos inéditos do gênero escolhido, digitados ou datilografados, entregues em três vias.
Não há limite de inscrições, desde que sejam respeitadas as regras do regulamento. Os textos devem ser entregues em um envelope identificado com um pseudônimo, acompanhado de outro envelope contendo a ficha de inscrição devidamente preenchida. O nome do autor deve constar apenas na ficha de inscrição, que deve ser enviada em um envelope separado e lacrado.
A secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, reforça as regras do concurso e destaca que o evento tem sido fundamental para consagrar diversos autores na cidade.
Na categoria Obra Literária – Prêmio Vivita Cartier, o objetivo é reconhecer e valorizar escritores que já tenham publicado pelo menos um livro. Podem concorrer obras de autores e editoras de Caxias do Sul e dos demais municípios da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), desde que estejam estabelecidos na região há, no mínimo, dois anos. A obra inscrita deve ter sido publicada no ano anterior e ser considerada literatura. O vencedor receberá o troféu Vivita Cartier, um prêmio em dinheiro no valor aproximado de R$ 11.200,00 e um certificado.
Os primeiros colocados de cada gênero receberão medalhas, enquanto os segundos e terceiros colocados serão premiados com certificados e exemplares da antologia dos textos, que será lançada em outubro durante a 41ª Feira do Livro, em comemoração aos 78 anos da Biblioteca Pública Municipal.
Os trabalhos podem ser entregues na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, no 4º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Também é possível depositá-los na caixa de correspondências da Casa da Cultura Dr. Percy Vargas de Abreu e Lima ou enviá-los pelos correios, desde que o material esteja acompanhado da respectiva ficha de inscrição. O prazo para as inscrições vai até 15 de abril.