A meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) será tema de encontro regional promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pela Associação de Meliponicultores da Serra Gaúcha (Assermel). O 1° Simpósio de Meliponicultura da Serra Gaúcha ocorre no próximo sábado, dia 30 de novembro, e no próximo domingo 1º de dezembro, no UCS Cinema e nos jardins ao lado do Centro de Convivência da universidade. A programação contará com palestras, oficinas, exposição e vendas de enxames e meliprodutos, exposição de orquídeas e plantas melíferas.
Ivanir de Campos, presidente da Assermel, explica que o grande objetivo desse simpósio é conscientizar a população sobre as abelhas sem ferrão, que são essenciais para a sobrevivência humana, por conta da polinização.
O evento reunirá atividades informativas e de convívio entre meliponicultores, professores, técnicos e público em geral. As inscrições são gratuitas para as palestras e serão realizadas via site (www.ucs.br), sem necessidade de inscrição para visitar a feira. As oficinas terão inscrições no local também de forma gratuita.
A meliponicultura é praticada por agricultores familiares, comunidades tradicionais, produtores rurais e hobbistas, tanto em propriedades rurais como urbanas. É uma atividade sustentável e de grande importância ecológica, pois as abelhas polinizam as plantas e ajudam a preservar as espécies vegetais e o equilíbrio biológico dos biomas.