A tradição cultural dos filós comunitários será reafirmada na 5ª edição do Projeto Forqueta Cultural, que terá início na próxima quinta-feira( 7), às 15h, na Capela São Vigílio, em Caxias do Sul. Com música, teatro e dança, além da tradicional fartura à mesa, o intuito é reunir as comunidades de diversas capelas do interior do bairro de Caxias do Sul, sempre aos domingos, mensalmente, até o mês de agosto.
Em todos os encontros, a animação fica por conta do Grupo de Filó Felice Personne, com participação especial do Grupo Nani, que também cultiva as tradições da cultura italiana. O Forqueta Cultural também será realizado nas capelas de São Antônio do Cerro da Glória, Nossa Senhora de Loreto, São José da Linha Feijó e São João Batista. Tudo embalado pelo slogan “A Magia dos Filós”. A realização deste projeto é uma parceria entre o Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura.
A realização do Forqueta Cultural focada nos filós comunitários busca contribuir com o resgate histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e com a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da arte e da valorização do patrimônio cultural. Desde a sua primeira edição, o Forqueta Cultural conta com a adesão entusiasmada das comunidades, que fazem destes encontros um momento de confraternização e alegria relembrando a memória de antepassado s e as tradições culturais do legado italiano.
O projeto conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Fundação Marcopolo, Randon Corp/Racon Consórcios e parceria da Voestalpine, Máquinas San Martin, Reflorestadores Unidos e Plásticos Pisani.
Confira a programação completa da 5ª Edição do Forqueta Cultural
07/04 – 15h – Salão da Capela de São Vigílio
05/05 – 15h – Salão da Capela de Santo Antônio do Cerro da Glória
02/06 – 15h – Salão da Igreja de Nossa Senhora de Loreto
07/07 – 15h – Salão de São José da Linha Feijó
04/08 – 15h – Salão da Capela de São João Batista