O final de ano é um período marcado por muitas celebrações: natal em família, reveillon, férias. Porém, é um período de sobrecarga emocional para muitas pessoas. Metas não cumpridas, perdas, comparações são alguns do motivos que desencadeiam, para muita gente, sintomas como estresse excessivo, perda de sono, cansaço, crises de ansiedade e/ou até mesmo episódios depressivos.
Segundo a psicóloga clínica Suzymara Trintinaglia um dos motivos que também pode desencadear sintomas de transtornos mentais nesse período, é comparação. Comparar-se com os outros ou até consigo mesmo em outras fases da vida, pode ser prejudicial.
Suzymara também destaca as perdas. Sejam elas de entes queridos que faleceram, de relações amorosas desfeitas e, até mesmo, questões de trabalho e dívidas. Isso pode desenvolver ansiedade por conta de um estresse muito forte que pode levar a algum trantorno psíquico.
Para a psicóloga, o maior conselho para quem sofre com esses sintomas, é buscar psicoterapia, mesmo que quinzenalmente. E quem toma alguma medicação psiquiátrica, o conselho é que não deixe de tomar, principalmente nesse período de final do ano.