Nesta quinta-feira (11), uma comitiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) esteve nas cidades de Farroupilha e Caxias do Sul para visitar cinco imóveis que podem abrigar a sede do futuro Campus da instituição na Serra. A iniciativa marca mais um passo no processo de implantação da nova unidade na região.
A primeira visita ocorreu no antigo prédio do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF), localizado no Centro da cidade. Ao longo do dia, o grupo — formado por cerca de 15 profissionais, entre técnicos e especialistas — também avaliou outras quatro edificações em Caxias do Sul.
A comitiva foi liderada pelo superintendente de Infraestrutura da UFRGS e contou com a participação de profissionais de diferentes setores da universidade. O objetivo agora é consolidar as informações em um relatório que deve ser entregue à reitoria em até 10 dias. O vice-reitor da UFRGS, Pedro Costa, explicou que, apesar de não ter participado pessoalmente das visitas — devido a compromissos em Porto Alegre —, está acompanhando de perto o processo.
Segundo ele, a escolha da sede definitiva deve ocorrer até 17 de outubro, mesma data em que o Conselho Universitário (Consun) deve emitir um parecer sobre a criação do novo campus. O vice-reitor destacou ainda que o grupo busca avaliar todas as possibilidades, dentro e fora de Caxias do Sul, para garantir a melhor escolha.
O projeto de criação do Campus Serra foi protocolado no Consun na última terça-feira (9). A proposta depende da aprovação do conselho para avançar à próxima fase. Enquanto isso, os estudos técnicos dos imóveis servirão de base para definir onde, de fato, a UFRGS irá estabelecer seu campus na Serra Gaúcha.