Setembro é o mês de conscientização para prevenção do suicídio, sendo o dia 10 de setembro o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. Com a proximidade da data, o Centro de Valorização da Vida (CVV) lança sua nova campanha “Conexões”, buscando sensibilizar a sociedade sobre o poder da escuta empática e o papel fundamental do apoio emocional. Objetivo da iniciativa é provocar a reflexão sobre como a escuta empática pode ajudar quem enfrenta momentos difíceis.
A campanha convida à reflexão sobre como gestos simples, como ouvir com atenção e ter uma conversa acolhedora, podem fortalecer vínculos e ajudar quem passa por momentos de sofrimento. Através da mensagem “Você não está sozinho”, a campanha busca colocar a instituição como um agente de apoio para as pessoas que se encontram em um momento de vulnerabilidade, como relata o voluntário de comunicação do CVV, João Erni.
O Centro de Valorização da Vida oferece o serviço voluntário de escuta de forma anônima, gratuita e com empatia, disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. O atendimento pode ser acessado pelo telefone 188, pelo site www.cvv.org.br, via chat e ainda pelo e-mail [email protected].
Segundo João, são em média 1400 ligações por mês em Caxias do Sul, variando conforme o período do ano, em setembro e no final do ano, o número de registros é maior. Em 2024, foram oferecidos 2,7 milhões de apoios em todo o Brasil. A instituição conta com cerca de 3 mil voluntários e as inscrições estão abertas permanentemente para quem se interessar em fazer parte do projeto.
Os treinamentos são gratuitos e podem ser feitos pelo site. O CVV é uma entidade independente financeira e administrativamente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. Para colaborar, acesse www.cvv.org.br/colabore.