A Prefeitura de Caxias do Sul publicou, em caráter de urgência, um novo decreto nesta segunda-feira (8) para corrigir áreas já declaradas de utilidade pública em 2021. Os terrenos serão utilizados posteriormente para a construção de cinco pavilhões destinados aos recicladores que atualmente ocupam a Rua Cristóforo Randon. Segundo a administração municipal, a retificação foi necessária porque as medidas dos espaços estavam incorretas há anos. O erro foi identificado após um levantamento topográfico realizado pela Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas (Seplan).
O secretário da pasta, Marcus Vinicius Caberlon, destacou que o estudo foi essencial para corrigir as coordenadas dos lotes. Ele explicou ainda que a expectativa é de que a Procuradoria do Município faça os ajustes nos termos de acordo, o que permitirá a cessão do crédito do Banrisul à Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (SER Caxias). A partir disso, será feita a permuta com a Prefeitura, possibilitando que as obras dos pavilhões iniciem ainda este ano.
O contrato entre a SER Caxias e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) para a aquisição dos terrenos próximos ao Estádio Centenário, onde serão realocados os recicladores atualmente instalados nos fundos do Centro de Treinamentos (CT), foi firmado em abril, durante as celebrações dos 90 anos do clube. No entanto, ajustes para a formalização final se mostraram necessários, e o documento está em nova análise pela instituição bancária.
A aprovação por parte do Banrisul é fundamental para a oficialização do acordo e, na sequência, para a transferência dos terrenos à Prefeitura. O projeto prevê a construção de uma área de 1.270 metros quadrados no cruzamento das ruas Dom João Batista Scalabrini e Cristóforo Randon. Os recursos para a obra, cerca de R$ 2 milhões, já estão garantidos pelo município. Com a conclusão das obras, a expectativa é de que a Rua Cristóforo Randon seja totalmente liberada.