A reunião-almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (08) foi alusiva à Semana Municipal do Turismo e teve como palestrante convidada, a gerente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Fernanda Fonseca. Ela abordou ao empresariado local o tema “O poder da gastronomia no marketing de destinos”, com especial atenção a gastronomia, que segundo a mineira e natural de Tiradentes, é capaz de fortalecer a identidade local e atuar como diferencial competitivo para atrair visitantes, investimentos e novas oportunidades de negócios.
Mas no entender de Fernanda, essa história única e contada em cada cidade precisa casar com algo “autêntico e original”. Na visão da especialista e estudiosa do setor do turismo, é preciso saber resgatar a vivência das pessoas e suas respectivas características.
Questionada como observa a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul e a maior do interior do Estado no que diz respeito o setor turístico, Fernanda foi enfática e mencionou que Caxias do Sul está no caminho, apresentando uma Semana Municipal do Turismo ligada às escolas e novas gerações. Recordou que a cidade poderia defender a nomenclatura “capital da serra gaúcha em turismo”.

Durante a palestra alusiva a Semana Municipal do Turismo na CIC, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, o Secretário Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier e o presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, entregaram o título de Embaixador(a) do Turismo de Caxias do Sul 2025. O troféu e o certificado é direcionado a pessoas e profissionais que contribuem com o desenvolvimento e a divulgação da cidade como destino e desempenham relevantes serviços pelo turismo local. Foram elas: a jornalista, Juliana Bevilaqua; o ex-vereador e comissário de Polícia Civil, Gustavo Toigo e o palestrante, escritor, Doutor e Mestre em Diversidade e Inclusão, Chiquinho Divilas.
A próxima RA CIC Caxias será realizada no dia 15 de setembro, a partir do meio-dia, no restaurante da entidade e terá a presença do chefe do serviço de Hemodinâmica do Hospital do Círculo, médico cardiologista intervencionista, Marcelo Sabedotti. Ele vai abortar do tema: “Prevenir para não parar: como evitar o infarto antes que seja tarde”.