Iniciada em 7 de abril deste ano, em Caxias do Sul, a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) aplicou, até o momento, 136.527 doses, alcançando apenas 49,53% do público considerado de risco, como gestantes, idosos e crianças, que é o mais suscetível a desenvolver complicações pelo vírus. No município, já foram registradas 929 internações e 96 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A Secretaria Municipal da Saúde alerta para a baixa adesão do público à campanha, que ainda não atingiu nem metade da meta. Segundo a pasta, no início, a procura foi significativa entre idosos, mas diminuiu gradativamente. As crianças menores de 6 anos são, até o momento, o grupo com menor índice de imunização.
A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Magda Beatris Teles, reforça a importância da vacinação e destaca que as 48 unidades de saúde do município disponibilizam o imunizante, tanto para o público em geral quanto para os grupos prioritários.
Atualmente, o município realiza ações de imunização em empresas, escolas e espaços de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social. Além disso, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam visitas domiciliares para vacinar pessoas acamadas.
A vacina contra a influenza está disponível para toda a população. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Algumas UBSs funcionam em horário estendido, Reolon e Vila Ipê, das 8h às 19h; e Cinquentenário, Eldorado, Esplanada, Cruzeiro e Desvio Rizzo, das 8h às 20h.