O tema da 35ª Festa Nacional da Uva, “Fruto de um sonho imigrante”, foi anunciado durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (12), no Intercity Hotel, em Caxias do Sul. A Festa celebrará os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, além de marcar os 135 anos de emancipação do município e os 95 anos da própria festa.
Segundo a organização do evento, nesta edição a participação popular será destacada como uma característica fundamental, reforçando a ideia de que a Festa Nacional da Uva é um evento construído por pessoas e para pessoas, incentivando todos a se sentirem parte dessa celebração. Um dos principais objetivos será fazer com que a diversidade se torne o coração da Festa Nacional da Uva de 2026, como explicou a secretária municipal da Cultura, Tatiane Frizzo.
A comissão responsável pela definição do tema, liderada por Tatiane Frizzo, conta também com a participação de Anthony Beux Tessari, Catiuscia Xavier, Cristina Nora Calcagnotto, Fernando Bertotto, João Wianey Tonus, Luiz Carlos Erbes, Maysa Stedile e Mario Michelon.
Os desfiles também foram anunciados na coletiva. Eles acontecerão às quintas-feiras, às 20h, e aos domingos, às 16h, totalizando seis edições. O primeiro desfile será realizado no dia da abertura da Festa, 19 de fevereiro (uma quinta-feira), às 20h. As outras apresentações estão agendadas para os dias 22 e 26 de fevereiro, além de 1º, 5 e 8 de março de 2026.