A Secretaria Municipal da Educação (SMED) está à frente de uma Comissão Intersetorial que trabalha na construção de um protocolo de paz e segurança nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias do Sul. A iniciativa tem o objetivo de orientar e amparar a comunidade escolar na identificação, prevenção, enfrentamento e resposta a todas as formas de violência e acidentes.
Uma primeira versão do documento foi apresentada ao Ministério Público, a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente e às forças de segurança na quinta-feira (7). O texto tem base em experiências ocorridas e também na legislação vigente. O protocolo pretende servir como um instrumento que se adapte as realidades locais e as formas de violência, entre elas, as originadas pelo ambiente digital.
O objetivo principal é prevenir riscos e promover a saúde no ambiente escolar, além de implementar iniciativas para o bem-estar físico, social e emocional dos alunos. Segundo a secretária adjunta da Educação, Simone Selbach, o protocolo pretende auxiliar em situações de violência futuras, com foco na percepção de sinais e medidas a serem adotadas visando o cuidado e a segurança.
Representantes das secretarias de Educação, Segurança Pública e Proteção Social, Saúde, Casa Civil e da Fundação de Assistência Social (FAS) estão envolvidos na elaboração do documento. Na reunião mais recente, estiveram presentes a secretária municipal da Educação, Marta Fattori, a secretária adjunta, Simone Selbach, a promotora de Justiça Simone Martini, a delegada Aline Martinelli, além de membros da Guarda Municipal, da Justiça Restaurativa e de outras instituições que compõem a Comissão.