Um grupo de sete jovens das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves representou a Diocese no encontro mundial da juventude católica, celebrado em comemoração ao ano santo de 2025. Junto a eles, três pessoas de outras localidades — uma de Erechim (RS), uma da Diocese de Jacarezinho, no Paraná, e outra de Patos de Minas (MG) — também se juntaram à delegação.
No dia 25 de julho, os jovens receberam a missão no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, e partiram no final do mês para o encontro com o Papa Leão XIV. As atividades tiveram início na terça-feira, 29 de julho, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Durante a semana, os participantes puderam vivenciar ações culturais em Roma e, na sexta-feira, 1º de agosto, participaram do dia da misericórdia no Circo Massimo, onde centenas de padres estavam disponíveis para o sacramento da Reconciliação.
O ponto culminante da programação e a conclusão do Jubileu dos Jovens foi a peregrinação ao parque da Universidade de Tor Vergata, que reuniu mais de 1 milhão de pessoas, no mesmo local onde São João Paulo II celebrou a Jornada Mundial da Juventude em 2000, durante o Jubileu.
Na noite de sábado, 02 de agosto, o Papa Leão XIV presidiu a Vigília, respondendo a perguntas dos jovens sobre amizades, escolhas e o seguimento de Jesus, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento. Os grupos se organizaram com sacos de dormir e colchonetes, passando a noite em Tor Vergata.
O comunicador católico, assessor da Diocese de Caxias, Felipe Padilha, adjetivou essa experiência em Roma como algo incrível e destacou que o ambiente virtual também é campo de missão.
A Missa na manhã do domingo, 03 de agosto, marcou o envio dos jovens de volta a seus países. Assim como ocorreu na terça-feira, na Praça de São Pedro, e no sábado, durante a Vigília, o Papa Leão XIV também cumprimentou as delegações de todo o mundo, sendo que mais de 6 mil brasileiros foram registrados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Ao final da Missa, durante a oração do Angelus, o Papa Leão XIV anunciou a data e o tema da Jornada Mundial da Juventude de 2027, já antecipados pelo Papa Francisco na conclusão da JMJ 2023, em Lisboa. Ele convidou os jovens de todo o mundo a se reunirem com o Sucessor de Pedro em Seul, Coreia do Sul, de 3 a 8 de agosto de 2027, com o tema «Tende coragem: eu venci o mundo!» (Jo 16, 33).
