A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul segue com a campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV. O objetivo da ação é imunizar meninos e meninas dessa faixa etária que ainda não receberam a vacina. A campanha ocorre até o dia 31 de julho.
Para receber a vacina, é necessário ser residente em Caxias do Sul e nunca ter recebido a imunização contra o HPV. Aqueles jovens que já tomaram uma dose anteriormente são considerados imunizados e não precisam se vacinar novamente.
Em Caxias do Sul, existem aproximadamente 12 mil jovens nesta faixa etária que precisam ser vacinados, sendo cerca de 70% deles meninos. A principal meta da campanha é aumentar a proteção contra o câncer de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. A vacinação contra o HPV é uma das formas mais eficazes de prevenção, especialmente quando combinada com o uso de preservativos.
A diretora técnica de Atenção à Saúde da Mulher, doutora Luciane Aurora Battassini, explica o que é o HPV.
As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e a SMS também programa ações extramuros durante o período da campanha para ampliar o acesso à imunização.
Desde 2024, a vacina contra o HPV passou a ser administrada em dose única, substituindo o esquema anterior que consistia em duas doses. Após o encerramento da campanha, ela ficará disponível apenas para os jovens que se enquadram na faixa etária habitual do calendário vacinal do HPV, que é de 9 a 14 anos.