A 20ª Jornada da Viticultura encerrou nesta sexta-feira, em Flores da Cunha, com foco na profissionalização do setor e na flexibilização da legislação trabalhista rural. O evento reuniu cerca de 250 participantes no salão da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, entre produtores, técnicos, parlamentares e representantes de entidades ligadas à vitivinicultura. De acordo com o coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Ricardo Pagno, com o tema “Pessoas, processos e legislação – o caminho para uma agricultura sustentável”, a jornada destacou os avanços na gestão das propriedades e discutiu os principais desafios da agricultura familiar – principalmente na contratação de mão de obra.
Um dos destaques do evento foi à apresentação de um modelo de contrato de compra e venda de uva, elaborado pela Associação com apoio de advogados e sindicatos. Conforme Pagno, o objetivo é formalizar uma relação que, até hoje, é baseada principalmente na confiança entre produtores e vinícolas.

A Jornada também foi palco de uma audiência pública promovida pela Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura da Assembleia Legislativa. Em pauta, os entraves legais para a contratação de trabalhadores temporários no campo. Além disso, o impacto das chuvas intensas de 2024 nos parreirais da Serra Gaúcha também entrou na discussão. O professor Gustavo Brunetto, da UFSM, conduziu a única palestra técnica do dia, com foco na recuperação do solo e no uso correto da adubação. Um estudo do Consevitis-RS, em parceria com o Sicredi, também foi apresentado, trazendo um panorama atualizado sobre a fertilidade do solo na região. Em entrevista para a Rádio Caxias, Ricardo Panho ainda demonstrou otimismo com o futuro da produção de uvas.
A Jornada da Viticultura foi promovida pela Associação da Comissão Interestadual da Uva, com apoio do Sicredi e de outras instituições do setor.
Confira aqui a entrevista completa do coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Ricardo Pagno. Ele falou com os ouvintes da Caxias durante o Programa Jornal da Caxias desta sexta-feira (18).