Um incêndio registrado por volta das 22h, desta quarta-feira (2), na área dos geradores do Bloco A do Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha, localizado no bairro Marechal Floriano, foi prontamente controlado pelas equipes de brigadistas do hospital, com apoio imediato do Corpo de Bombeiros.
Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da instituição, o fogo foi contido rapidamente e não houve propagação para outras áreas do hospital. No entanto, a fumaça gerada atingiu alguns setores. Como medida de precaução, os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram transferidos com segurança para outras alas internas. A operação foi realizada de forma ágil, sem qualquer prejuízo à assistência prestada e sem necessidade de transferências para outras unidades de saúde.
A Unimed Serra Gaúcha informa que todos os pacientes internados seguem recebendo atendimento normalmente. Os esforços da equipe agora estão concentrados na recuperação dos sistemas afetados, com foco no restabelecimento pleno das operações hospitalares.
Em decorrência do incidente, os procedimentos eletivos agendados para esta quinta-feira (3) — incluindo cirurgias nos blocos A e B, além de exames como endoscopias e colonoscopias — foram suspensos temporariamente.
A cooperativa médica agradeceu, em nota, a atuação exemplar dos brigadistas, do Corpo de Bombeiros e das equipes médicas, assistenciais e operacionais. “A pronta resposta das equipes garantiu a segurança dos pacientes e a continuidade do cuidado, sem danos à assistência”, afirmou a instituição.
NOTA À IMPRENSA
03/07/2025, às 9h40
Na noite desta quarta-feira (2), por volta das 22h, foi registrado um incêndio na área dos geradores, localizada no Bloco A do Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha, no bairro Marechal Floriano, em Caxas do Sul. A situação foi prontamente controlada pelas equipes de brigadistas do hospital, com o apoio imediato do Corpo de Bombeiros.
O incêndio foi contido rapidamente, sem propagação para outras áreas. No entanto, houve formação de fumaça, que atingiu alguns setores. Como medida preventiva, os pacientes da UTI foram removidos com segurança e realocados para outras alas, sem qualquer prejuízo à assistência prestada e sem necessidade de transferências externas. Todos os pacientes internados seguem recebendo atendimento normalmente.
Os esforços estão concentrados na recuperação dos sistemas afetados, com prioridade para o restabelecimento pleno das operações. Em função do ocorrido, estão suspensos temporariamente os procedimentos eletivos, incluindo cirurgias nos blocos A e B, cesáreas agendadas, endoscopias, colonoscopias e exames no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
Clientes que realizariam seus exames no Laboratório Unimed do Complexo Hospitalar devem buscar outras unidades do serviço na cidade: São Pelegrino (Rua Coronel Flores, 500), Centro (Rua Pinheiro Machado, 2347) e Lourdes (Rua Os Dezoito do Forte, 639). Demais serviços estão mantidos.
Reforçamos que, ao procurarem o Complexo Hospitalar Unimed, os clientes priorizem casos de urgência e emergência. A cooperativa salienta que mantém o serviço de Teleplantão Unimed, pelo (54) 3201.6282, para atendimentos de baixa complexidade. Em caso de dúvidas, a equipe está à disposição pelo telefone (54) 3202.9002.
A Unimed Serra Gaúcha agradece a atuação exemplar dos brigadistas, do Corpo de Bombeiros e das equipes médicas, assistenciais e operacionais, cuja pronta resposta garantiu a segurança dos pacientes e a continuidade do cuidado, sem danos à assistência.
Assessoria de Imprensa Unimed Serra Gaúcha