O Procon de Caxias do Sul contratou e vai adotar, em um espaço de até 90 dias, um sistema de Inteligência Artificial (AI) para atendimento virtual. A ferramenta, ainda sem nome, promete agilizar respostas e melhorar o suporte ao consumidor, com capacidade para resolver, segundo a coordenação do Procon Caxias, até 95% das demandas – superando o desempenho de até cinco atendentes humanos. O anúncio foi feito pelo coordenador Jair Zauza, durante entrevista à Rádio Caxias.
A principal motivação para uma contratação de IA, é o aumento nas reclamações da comunidade e, principalmente, de aposentados e pensionistas sobre empréstimos consignados não autorizados. Atualmente o problema mais recorrente na cidade e visto com grande preocupação pelo coordenador do Procon Caxias. Segundo Zauza, o novo sistema oferecerá agilidade, com foco em facilitar o atendimento aos diferentes públicos e a idosos, e integra o programa municipal de modernização “Caxias Digital”. Conforme ele, a contratação foi oficializada na última segunda-feira (16), e a expectativa é que a tecnologia para beneficiar a comunidade
O lançamento da IA ocorre em meio a denúncias de descontos irregulares em benefícios do INSS, feitos sem consentimento. Um problema nacional que atacou o INSS com repercussão nos municípios. O Procon local, assim como outras unidades do país, de acordo com Zauza, vinha alertando o governo federal, sobre a dificuldade de atuação devido à falta de acesso às senhas dos consumidores, em relação ao problema constatado quando entidades descontavam de salários de aposentados e pensionistas. Com investigações da Polícia Federal e o bloqueio de bens de associações envolvidas, o órgão recomenda que os afetados busquem reembolso pelo site do INSS, pelo 135 ou pelos Correios.
Zauza ainda alertou durante a entrevista, para práticas enganosas de diferentes operadoras de telefonia e mesmo de bancos, como solicitar ao aposentado ou pensionista selfies e gravações telefônicas com respostas, manipulando os cidadãos para validar contratos não solicitados oficialmente.
Outros focos de reclamações em alta no Procon Caxias são sites de apostas, que têm causado endividamento em famílias, e o setor de telefonia — que, embora liderando em número de queixas, Zauza salienta que alcança até 90% de resolução com audiências conciliatórias. Os principais problemas nesse segmento são cobranças indevidas e falhas de sinal.
Paralelamente, o governo federal, por meio da Advocacia Geral da União (AGU) e com aval do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou a devolução de valores descontados indevidamente em relação à fraude no INSS, nos depósitos de aposentados entre 2019 e 2024. O cronograma será divulgado ainda neste mês de junho, com conclusão prevista até dezembro de 2025.
Confira aqui a entrevista completa.