A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul faz um alerta para a população diante do crescimento de casos e internações por síndromes respiratórias nas últimas semanas. Essa situação é agravada pela baixa cobertura vacinal contra a gripe (Influenza). Desde o início da campanha, apenas 57,2 mil doses foram aplicadas, com destaque para a baixa adesão entre os grupos prioritários. Afinal, apenas 30,63% de gestantes, crianças e idosos — mais suscetíveis a complicações — foram imunizados.
Segundo os dados mais recentes, os atendimentos por síndrome gripal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aumentaram 44% em três semanas, passando de 551 na 14ª semana do ano (9 a 15/04) para 795 na 17ª (01 a 07/05). As internações hospitalares também seguem em alta, passando de 291 na semana 16 (24 a 30/04) para 381 na 18ª (08 a 14/05), um crescimento de quase 31%.
A infectologista da SMS, Anelise Kirsch reforça a importância da vacina como forma de prevenção. Além disso, explica como é confeccionado o remédio e a segurança de aplicação do componente.
Uma ressalva deve ser feita para as crianças com até cinco anos, que merecem uma atenção especial, pois, além de fazerem parte do público-alvo, estão frequentemente expostas em ambientes coletivos, como escolas. Até agora, apenas 17,53% das crianças dessa faixa etária foram vacinadas.
A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade em todas as UBSs do município, com exceção da unidade Mariani, que opera de forma temporária e sem sala de vacinação. A SMS reforça o apelo à imunização como estratégia fundamental para conter o avanço das síndromes respiratórias neste período do ano.