A Semana Municipal da Adoção começa nesta segunda-feira (19), em Caxias do Sul, com uma programação que convida a sociedade a refletir sobre o tema “Adotando vidas, construindo famílias”. A iniciativa é promovida pelo Instituto Filhos, em parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS) e a Câmara de Vereadores, e busca ampliar o entendimento sobre a importância da adoção e os direitos de crianças e adolescentes.
A abertura do evento ocorre às 19h, no plenário da Câmara, com o painel “Ações que transformam vidas”, que trará a apresentação de projetos voltados ao cuidado e à proteção da infância e juventude. Estão previstas ainda falas da Vara da Infância e Juventude sobre os trâmites legais do processo de adoção, além da exposição de ações da FAS e iniciativas como o Programa Famílias Acolhedoras, Projeto Apadrinhe, Projeto Transformar e atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA). O primeiro dia será encerrado com um espaço de diálogo aberto ao público.
Também nesta segunda-feira será inaugurada a exposição “Encontros Possíveis”, da artista Adriana Antunes. Composta por 10 obras, a mostra retrata diferentes configurações familiares, convidando à reflexão sobre o acolhimento por meio da adoção. A exposição permanecerá aberta ao público na Câmara de Vereadores.
A iniciativa marca também os 18 anos de atuação do Instituto Filhos. Fundado em 2007, o Instituto oferece suporte psicológico e jurídico gratuito a famílias adotivas. Atualmente, a entidade é a única no município com foco exclusivo na preparação, orientação e acompanhamento de pretendentes à adoção. Segundo a diretora executiva e uma das fundadoras do Instituto, Shirlei Omizzol, a adoção é uma ferramenta transformadora da sociedade, pois gera acolhimento e vínculos que se perpetuam por gerações. Ela reforça o convite à comunidade para participar da programação.
Na terça-feira (20), o encontro segue às 19h, com o painel “Realidades da Adoção”, que reunirá depoimentos de famílias adotivas com diferentes histórias e perfis, além de discussões sobre os aspectos emocionais e positivos do processo adotivo. A Semana Municipal da Adoção encerra no Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, uma data que reafirma o compromisso com o direito à convivência familiar, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Semana Municipal da Adoção:
Segunda-feira (19)
19h às 22h
“Ações que transformam vidas”
Apresentação dos projetos desenvolvidos pelas instituições que atuam no cuidado da criança e do adolescente.
Terça-feira (20)
19h às 22h
Realidades da adoção
Depoimentos de famílias adotivas.