O projeto para a construção de um viaduto no entroncamento da BR-116 com a Perimetral Norte, em Caxias do Sul, debatido há anos e com cerca de R$ 70 milhões solicitados em Brasília, deverá aguardar por mais algum tempo. Isso porque o projeto precisará passar por adequações, já que não está em conformidade com os padrões exigidos para rodovias federais, que preveem pistas com largura de 3,50 metros. O projeto encaminhado pela Prefeitura, no entanto, prevê pistas de 3,30 metros. A informação foi confirmada à Rádio Caxias pelo superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro.
O projeto elaborado pelo município prevê um viaduto de cerca de 500 metros e vai separar o fluxo de passagem da rodovia dos veículos que pretendem acessar os bairros De Lazzer e Diamantino, entre outros do entorno. Conforme Hiratan, as medidas do projeto estariam adequadas caso o viaduto fosse construído em perímetro urbano. No entanto, por se tratar de uma rodovia federal, será necessária a readequação. Ele destaca que o viaduto previsto será em estaiada, o que torna o projeto mais complexo, e que equipes do DNIT trabalham para viabilizar a futura licitação da obra.
No trecho de acesso da BR-116 ao bairro Planalto, onde está prevista a duplicação de 900 metros da rodovia, Hiratan explica que o DNIT está avaliando os custos de uma eventual remoção do gasoduto que passa pelo local. O superintendente afirma que as duas possibilidades de projeto já foram executadas. Agora, o trabalho se concentra na estimativa de custos para a remoção da rede de gás, com o objetivo de comparar prazos e valores e viabilizar a obra da forma mais eficiente possível. Hiratan destaca que ainda não foi possível obter a cotação com empresas que prestam esse serviço no Rio Grande do Sul. Por isso, técnicos do DNIT passaram a buscar empresas de fora do Estado.
Nesta semana, a Sulgás, empresa responsável pelo gasoduto, se reuniu com o prefeito Adiló Didomenico e se dispôs a criar uma proteção de concreto no valor de R$ 800 mil em torno da rede, além de disponibilizar técnicos para acompanhar a obra. A proposta ainda será analisada nas tratativas entre o DNIT, a Sulgás e a Prefeitura.
Por meio de nota enviada à Rádio Caxias, a Sulgás reafirmou que não há necessidade de retirada da tubulação para a continuidade da obra de ampliação em Caxias do Sul. A companhia destacou a importância de ter acesso ao cronograma da obra para planejar adequadamente os próximos passos e reiterou que técnicos da empresa estão à disposição para acompanhar o andamento dos trabalhos.
Caxias x Nova Petrópolis
Sobre as intervenções no trecho entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, Hiratan informa que as obras de recuperação dos danos causados pelas chuvas de junho de 2023 foram concluídas. As demais obras têm previsão de conclusão até o final de 2025, com exceção de trechos pontuais, como o localizado no km 178, danificado na enchente do ano passado. Esse ponto já havia passado por obras em 2016, mas sofreu deslocamento e exige nova estrutura de contenção. Segundo Hiratan, a demora no trecho se deve à escassez de projetistas no mercado e de equipamentos para ensaios técnicos, já que cada local exige um projeto específico.
A estimativa é de que o projeto no km 178 seja concluído nos próximos meses, com início das obras previsto para o segundo semestre deste ano.