A formalização do termo de parceria para a implantação do programa Comunidades Inovadoras em Caxias do Sul ocorreu nesta quinta-feira (8), em Porto Alegre. A assinatura foi realizada entre a Prefeitura de Caxias do Sul, representada pelo prefeito Adiló Didomenico e pela secretária municipal de Administração, Tecnologia e Inovação (SMATI), Grégora Fortuna dos Passos, e a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), representada por Simone Stülp.
Integrante do programa RS Seguro e executado pela Central Única das Favelas (CUFA-RS), a parceria vai viabilizar a instalação de um espaço de inovação na região Norte da cidade, no bairro Fátima. A estrutura contará com um curso de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico com Metrologia, oferecido aos moradores da região em parceria com a Fundação Marcopolo.
Na ocasião, o prefeito Adiló Didomenico destacou que a assinatura representa um avanço na oferta de oportunidades de qualificação para a comunidade, como forma de preparação para o mercado de trabalho.
A secretária Grégora Fortuna dos Passos ressaltou que a iniciativa será integrada ao programa já existente Capacita Caxias, que deve fortalecer o estímulo ao empreendedorismo e à geração de trabalho e renda.
O programa Comunidades Inovadoras é uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) com foco em promover inovação social em áreas vulneráveis do Estado. O objetivo é levar conhecimento, oportunidades e transformação diretamente às comunidades.