Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Em 15 dias, mais de 1200 pessoas faltaram a consultas agendadas em UBSs

  • Jonatan Mombach
  • 29/04/2025
Foto: Freepik

Na primeira quinzena de abril foram registradas mais de 1260 faltas a atendimentos agendados com antecedência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A partir de agora, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgará a cada 15 dias um “Faltômetro” relativo às consultas médicas nas UBSs do município, ou seja, o número de pessoas que agendaram a consulta uma semana antes e não compareceram.

As faltas são referentes a consultas com médico clínico ou de Estratégia Saúde da Família (ESF), ginecologista e pediatra. Estão incluídas nos números divulgados, todas as UBSs, as já inseridas no sistema Agenda+UBS e aquelas onde os agendamentos semanais são realizados nos próprios locais. A diretora da Atenção Primária em Saúde, Juliana Argenta Calloni, explica a importância do monitoramento das faltas e o impacto que isso gera nos serviços.

As ausências causam um grande impacto nos serviços de saúde, já que o horário é reservado para o atendimento àquele paciente. Ao não comparecer ao atendimento marcado, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa consultar naquele horário.

Em média, 114 pessoas faltaram por dia, número que, além de prejudicar quem poderia ter consultado na UBS, pode impactar nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). Afinal, as pessoas que não conseguiram uma vaga nas UBSs porque foi ocupada por um dos faltantes, podem ter ido a uma das UPAs, aumentando os atendimentos não urgentes, ou seja, aqueles que têm mais tempo de espera. A SMS orienta aos pacientes que marcarem consultas e que eventualmente não puderem comparecer, a comunicar sua UBS com antecedência, para que a vaga possa ser repassada a outro usuário.

Tags:
  • AGENDA + UBS
  • caxias do sul
  • Faltômetro
  • UBS
Jonatan Mombach
Jonatan Mombach

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Justiça condena empresa que submeteu 210 trabalhadores a condições análogas à escravidão na Serra Gaúcha

  • Keize Machado
  • 29/04/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Caxias do Sul participa da 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

  • Cristian Bergamin
  • 29/04/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Ministério da Saúde aprova habilitação da UPA Central; ajustes pontuais devem ser feitos em seis meses

  • 05/11/2025
ler post

Aeroporto Hugo Cantergiani recontrata empresa de consultoria para atender solicitações da Anac

  • 05/11/2025
ler post

Caxias do Sul se prepara para a 14ª edição da Marcha para Jesus

  • 05/11/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Ministério da Saúde aprova habilitação da UPA Central; ajustes pontuais devem ser feitos em seis meses
  • Caxias do Sul se prepara para a 14ª edição da Marcha para Jesus
  • Caxias anuncia primeiro reforço para 2026
  • Unidade Oftalmológica e Centro de Especialidades atendem em novo endereço a partir de segunda-feira
  • Festa da Uva 2026 terá dois pontos de degustação e pisa das uvas aberta ao público
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

29/04/2025 - Atualizado em 29/04/2025 - 15:56

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar