Esta quarta-feira (19) marca o início do ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino. São esperados de volta às unidades de ensino de Caxias do Sul cerca de 32,4 mil alunos. Ao todo, a rede conta com 82 escolas que devem receber estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, o EJA, como é popularmente conhecida a modalidade.
A partir de agora serão 200 dias de salas de aula ocupadas. A secretária Municipal da Educação, Marta Fattori, cita que uma rede de apoio está montada para bom andamento das atividades para toda a comunidade escolar. Nesse sentido, mais 3,1 mil professores vão atuar ao longo de 2025 na rede, cerca de 400 cuidadores e 400 higienizadoras e merendeiras. A titular da pasta ainda afirma que todos os alunos estarão em alguma instituição.
Marta Fattori comenta todo o processo de preparação das equipes diretivas para acolhimento de estudantes e familiares. A secretária relata também o protocolo de uso dos celulares na rede a partir da proibição federal.
Pequenas reformas foram feitas em 20 escolas municipais, somando um investimento de quase R$ 500 mil. A instituição que recebeu maior aporte em Caxias foi a EMEF San Genaro que totalizou R$ 1,45 milhão de investimentos. Além disso, outras seis escolas passaram pelo processo de instalação de PPCI.