As obras de acesso ao bairro Planalto tem uma nova empresa responsável. A AF Construtora, de Manaus-AM, foi oficializada pela Prefeitura de Caxias do Sul como vencedora do processo licitatório para execução do restante da obra de acesso. O resultado será homologado no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (29).
O certame contou ainda com outras seis empresas concorrentes: MeC Brandão (DF), Lithium Construções (PA), a BMV Serviços (AM), a Otimizze serviços (MG), a RNL Trade (DF) e a Ivan Ideraldo Bonet (RS). O contrato foi fixado em R$ 4,6 milhões, abaixo do valor máximo orçado para a contratação da empresa que era de R$ 4,7 milhões. Os recursos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), segundo a prefeitura.
A empresa vencedora tem agora cinco dias para apresentar a documentação necessária e outros cinco dias para assinar o contrato com o município e dar início a obra.
Segundo o diretor do escritório de projetos da Secretaria de Obras, Reinaldo Toscan Neto, cerca de 25% da obra já está concluída, cabendo a empresa vencedora realizar o restante. As duas empresas anteriores vencedoras da licitação rescindiram os contratos de execução da obra. A mais recente foi no ano passado, após as fortes chuvas de maio.
A prefeitura, através da Secretaria de Obras, realizou algumas melhorias para permitir a trafegabilidade no local. Na Av. Marcopolo foram executados serviços de drenagem, além de terraplenagem para conformação e compactação do solo, faltando ainda os serviços de substituição de meios-fios em alguns trechos, execução de passeios públicos e canteiros, bem como a conclusão do sistema de drenagem e sinalização viária. Já na BR-116, é preciso concluir o sistema de drenagem, iniciado em uma das pistas pela prefeitura.
A obra de acesso ao bairro teve início em novembro de 2023, e a expectativa inicial de conclusão era para julho de 2024. Após assinada a ordem de início dos trabalhos, o prazo de execução previsto é de quatro meses.