A entidade tem orientado os consumidores a redobrar a atenção, ao realizar compras em sistemas de autoatendimento, assim como, no caso de efetuar compras online, cada vez mais comuns; visando assim, evitar possíveis problemas relacionados a preços divergentes e fraudes digitais. De acordo com a coordenadora interina do Procon de Caxias do Sul, Irajá Fonseca, a tecnologia de autoatendimento, embora prática, exige cuidados na hora da compra.
“É uma tecnologia nova que requer habilidade digital, já que o consumidor se auto-atende. É fundamental conferir se o preço da etiqueta corresponde ao valor que aparece na tela do autoatendimento antes de finalizar a compra. Também é importante verificar a quantidade de produtos no visor e o valor de cada item, além de garantir que a forma de pagamento esteja correta”, explica Irajá Fonseca.
Outro ponto destacado pela coordenadora é a popularidade do pagamento por cartão de aproximação. Ela orienta os consumidores a ficarem atentos na hora de escolher a modalidade, pois, em momentos de nervosismo, o consumidor pode acabar optando pela forma errada, o que pode gerar problemas financeiros futuros, como cobranças indevidas. “É importante verificar se a forma de pagamento escolhida está correta e se o cartão de débito e crédito não estão em conflito. Isso pode evitar problemas mais tarde”, alerta Irajá Fonseca.
Ela também destaca uma questão recorrente na fiscalização do Procon: as divergências entre os preços nas etiquetas e os valores que aparecem no leitor de código de barras.“Essa é uma das maiores preocupações do Procon, pois o consumidor, ao se auto-atender, pode ser prejudicado. Caso o valor do produto não corresponda ao da etiqueta, a recomendação é procurar auxílio no próprio estabelecimento para corrigir a divergência”, ressalta.
Além disso, o Procon de Caxias do Sul reforça a importância de cuidados ao realizar compras online. A coordenadora alerta os consumidores a se certificarem da confiabilidade dos sites antes de finalizar qualquer compra, especialmente, quando os preços estão muito abaixo do mercado. “É sempre bom desconfiar de preços excessivamente baixos. Para maior segurança, o consumidor pode optar por um cartão de crédito virtual, que só pode ser usado para aquela compra específica, minimizando riscos de fraudes”, orienta.
Em casos de problemas com compras realizadas online, como não recebimento de produtos ou compras não reconhecidas, o Procon orienta que o consumidor entre em contato com a central de atendimento do cartão de crédito ou com o fornecedor. Caso a situação não seja resolvida, o órgão de defesa do consumidor pode ser acionado. “Nosso papel é ser a ponte para a solução do problema do consumidor”, afirma Fonseca.
O Procon de Caxias do Sul atende, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, e oferece também atendimento online, por meio do site (proconcaxias.com.br) e pelo telefone 151.