O Papa Francisco nomeou, no sábado, 7 de dezembro, 21 novos cardeais no Vaticano. Entre eles, está Dom Jaime Spengler, natural de Gaspar-SC, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Rádio Caxias conversou com Dom Jaime na manhã desta segunda-feira (16) sobre a sua nomeação como “príncipe da Igreja” e também sobre outros temas pertinentes no mundo cristão da atualidade.
Ele revela como recebeu a notícia de que seria nomeado cardeal. Foi uma surpresa. Começou a receber felicitações pelas redes sociais e não sabia exatamente o porquê.
Dom Jaime Spengler também destaca que o Papa Francisco, sempre quando o vê e na criação dos cardeais não foi diferente, pergunta como está o Rio Grande do Sul, por conta das enchentes que assolaram o estado no mês de maio. Na visão do novo cardeal, isso representa uma grande solidariedade do Santo Padre ao povo gaúcho.
Enquanto estava sendo criado cardeal, as imagens pegaram uma breve conversa entre o Papa Francisco e Dom Jaime. O arcebispo de Porto Alegre conta que o chefe da Igreja o aconselhou a manter a simplicidade e perguntou mais uma vez sobre a situação do estado gaúcho.
Outros assuntos destacados por Dom Jaime Spengler nessa entrevista foi a questão do celibato obrigatório, a condição dos homossexuais e o papel do jovem na Igreja. Para conferir a entrevista na íntegra, clique aqui.