A partir de 2024, a CDL Caxias dá início à divulgação trimestral de informações do cenário da inadimplência de pessoa física do município com base nos dados do SPC Brasil. A iniciativa visa contribuir para que os empresários tenham acesso a um diagnóstico de como está o endividamento local e as informações auxiliem na tomada de decisões, como nos prazos de pagamento que oferecem aos consumidores. Dados sobre o total e o perfil dos devedores, a variação mensal, o tempo e volume das dívidas, as faixas de valor, a quantidade e o segmento dos débitos estarão acessíveis a cada três meses no site da CDL Caxias, na seção Benefícios Núcleo de Informações.
Trimestralmente, os mais de 5 mil associados da entidade também receberão e-book com as informações detalhadas por e-mail.O levantamento é importante para que os empresários tenham as informações em mãos para que possam desenvolver estratégias embasadas em dados. O cenário econômico poderá ser usado como aliado no planejamento da movimentação das vendas e na compra de mercadorias, por exemplo, auxiliando no êxito das negociações.
Conforme os dados da CDL Caxias e do SPC Brasil, no último trimestre de 2023, Caxias do Sul registrou 145.293 pessoas físicas devedoras acima de 15 anos, ou seja, 34,6% da população caxiense economicamente ativa está negativada. No acumulado de 2023 foi registrada desaceleração no índice de inadimplentes, quando comparado ao ano anterior, com queda de 1,95%. No acumulado de 2022, o aumento era de 7,71% em relação a 2021. Na equivalência entre dezembro de 2023 com o mês anterior, a queda foi ainda maior, de 2,16%.
O cenário do último trimestre do ano passado aponta que o número médio de dívidas por pessoa era de 2,45 e o valor médio era de R$ 5.102 por cidadão negativado. A variação na quantidade
COMUNICAÇÃO CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CAXIAS DO SUL