O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Rech, cumpre uma série de compromissos nesta semana em Brasília. Nesta terça-feira (3), os reitores das universidades comunitárias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem se reunir na capital federal com a bancada dos deputados federais gaúchos e catarinenses, além da Frente Parlamentar em Defesa da Regulamentação da Lei das Comunitárias (Lei 12.881/2013). Recentemente, o Conselho Nacional de Educação emitiu um parecer favorável à regulamentação, o que agora exige mobilização e aprovação por parte do Governo Federal.
Na ocasião, serão celebrados os 50 anos da Associação das Universidades Comunitárias de Santa Catarina (CAF). O reitor destaca a existência de três modelos de universidades no Brasil: as públicas, as privadas com fins lucrativos e as privadas sem fins lucrativos, que têm como objetivo o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas as comunitárias.
Rech enfatiza que é essencial fortalecer o perfil, os objetivos e a missão das universidades comunitárias. Ele também aponta como fundamental obter do Governo Federal editais específicos, financiamentos e incentivos, considerado o principal foco da visita a Brasília.
Ainda na quarta-feira (4), o reitor deve participar de uma reunião com o Conselho Nacional de Educação, na qual serão discutidos temas relacionados à educação a distância.