Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Futuro secretário da Agricultura do RS defende fim do vitimismo no setor: “é preciso parar de chorar e atacar os problemas!”

  • Noriana Behrend
  • 28/10/2026
Foto: Mateus Raugust/Divulgação

O futuro secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Paulo Herrmann, defende mudanças na postura do setor diante dos desafios climáticos e econômicos. Em entrevista à Rádio Caxias nesta quarta-feira (28), ele afirmou que é necessário superar o que considera uma cultura de vitimização no campo.

“É preciso parar de chorar e atacar os problemas”, declarou Herrmann, anunciado pelo governador eleito Luciano Zucco para comandar a pasta a partir de janeiro de 2027.

Com mais de 40 anos de experiência no agronegócio e passagem pela presidência da John Deere Brasil, Herrmann aponta o endividamento dos produtores como uma das prioridades da gestão. Segundo ele, a situação financeira precisa ser enfrentada para que os agricultores possam retomar a capacidade de investimento e planejamento.

Outro desafio é a adaptação às mudanças climáticas. O futuro secretário defende medidas estruturais, como a descompactação do solo e a ampliação da irrigação, para melhorar a retenção e a disponibilidade de água nas lavouras, reduzindo a dependência de ações emergenciais diante de estiagens e chuvas intensas.

Herrmann também pretende regionalizar as políticas públicas para atender às características econômicas e produtivas de cada área do Estado. Na Serra Gaúcha, destaca o potencial da agricultura familiar, da vitivinicultura, do turismo rural e da produção de alimentos com valor agregado.

Sobre a proposta de integrar as secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, o futuro secretário afirmou que pretende avaliar as particularidades das pequenas propriedades e garantiu que não recebeu orientação para promover cortes orçamentários nos programas existentes.

A proposta, segundo Herrmann, é fortalecer a confiança dos produtores e ampliar a capacidade de resposta do setor aos desafios da atividade rural.

Confira a entrevista completa no Caxias Play.

Tags:
  • #Agricultura #Agronegócio #RioGrandeDoSul #PauloHerrmann #LucianoZucco #RádioCaxias #AgriculturaFamiliar #MudançasClimáticas #SerraGaúcha
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Prefeitura de Caxias do Sul realiza regularização de contratos do Funcap

  • Keize Machado
  • 28/10/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Prefeitura de Caxias do Sul realiza regularização de contratos do Funcap

  • 28/10/2026
ler post

MPRS deflagra nova operação contra fraude em home care e apura cobrança 12 vezes acima do mercado, em Vacaria

  • 28/10/2026
ler post

Cooperativa Vinícola Aurora sedia encontro sobre legislação trabalhista na safra da uva

  • 28/10/2026
Leia também
  • MPRS deflagra nova operação contra fraude em home care e apura cobrança 12 vezes acima do mercado, em Vacaria
  • Centroavante marca primeiro gol pelo Juventude e projeta decisão diante do Vila Nova: “Todos estão 100%”
  • Cooperativa Vinícola Aurora sedia encontro sobre legislação trabalhista na safra da uva
  • Maurício Barbieri destaca entrosamento do Juventude após goleada e regresso ao G-2
  • Eleição do Comites-RS tem 105 mil ítalo-gaúchos aptos a votar e requerimento para obter a cédula encerra em 4 de novembro
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

28/10/2026 - Atualizado em 28/10/2026 - 10:54

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar