O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino, atualizou o andamento das obras de recuperação da Rota do Sol, entre Caxias do Sul e Terra de Areia. As intervenções foram divididas em três etapas. O investimento do governo do Estado é de R$ 400 milhões, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Faustino ressaltou que o trecho de 54 quilômetros, na ERS-486, entre Tainhas e Terra de Areia, é o mais adiantado, uma vez que foi o primeiro a ter as obras iniciadas, em janeiro deste ano. São 23% dos trabalhos já executados.
Já o lote de 59 km entre Caxias do Sul e o distrito de Lajeado Grande, em São Francisco de Paula, na RSC-453, que teve início na sequência, registra 9% de execução.
Por fim, o chamado trecho do meio, de 39 km, entre Lajeado Grande e Tainhas, está com 6% dos trabalhos concluídos.
As intervenções incluem a recuperação do pavimento danificado e a contenção de pontos críticos que registraram grandes deslizamentos durante os eventos climáticos extremos dos últimos anos, reforçando a segurança da via e sua capacidade de enfrentar novos episódios semelhantes.
A rodovia é a principal ligação entre a Serra Gaúcha e o Litoral Norte.



