Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Geral
  • Notícias

MobiCaxias e Governo do Estado apontam preocupações sobre novo modelo de concessão da ferrovia Malha Sul proposto pela União

  • Cristiano Daros
  • 05/08/2026
Foto: Reprodução Canal Garagem Clássica

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está finalizando o processo de consulta sobre a nova concessão da malha ferroviária do Sul. Até o dia 10 de agosto, a agência vai reunir as contribuições recebidas em quatro audiências públicas, realizadas em julho. A proposta da União é dividir em três concessões diferentes os corredores Paraná-Santa Catarina, Mercosul e Rio Grande. No entanto, esse plano sofreu críticas do Codesul, formado pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de entidades representativas da sociedade. Inclusive, o plano da União está sendo judicializado.

O secretário de Logística e Transporte do Rio Grande do Sul, Clóvis Magalhães, afirma que desta forma a concessão não atende a necessidade gaúcha e nem projetos de desenvolvimentos para o futuro. Da forma como está, Magalhães observa que as linhas que passam pelo Estado – Mercosul e Rio Grande – não cruzam pelos principais polos produtivos gaúchos.

A primeira opção do Codesul é utilizar o financiamento do BRDE para produzir novos estudos e apresentar uma contraproposta à União. Linhas que realmente possam ser operacionais, sustentáveis e que consigam atrair investidores. Essa efetividade é a preocupação do MobiCaxias. Rogério Rodrigues, diretor-executivo da entidade, reforça que o projeto não prevê uma ligação com o futuro Porto Meridional, em Arroio do Sal, o aeroporto regional da Serra Gaúcha, em Caxias, e outros projetos estratégicos. Ele acredita que uma nova fórmula para o terminal de Vacaria, desativado desde 2025, possa garantir a integração e a produtividade maior na logística da Serra.

 O projeto da Malha Sul é dividido em três corredores: Paraná-Santa Catarina, com 1,5 mil km, considerado o mais rentável; do Mercosul, com 1,8 mil km, que vai de Uruguaiana até o interior de São Paulo; e o Rio Grande, com 880km, ligando Cruz Alta ao porto no Sul do Estado. A concessão em três lotes é um dos pontos de discordância, já que apenas um dos trechos sendo rentável, as demais licitações podem terminar vazias. Principalmente o Mercosul, onde o investimento precisa ser maior na recuperação das ferrovias destruídas pelas enchentes. Estima-se que valor total de investimento da nova concessionária chegue à casa de R$ 8 bilhões.

O governo de Santa Catarina judicializou o processo. Eles questionam os procedimentos adotados pela ANTT e os estudos para esse modelo de concessão. A ação já ganhou adesão da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul e um movimento de promotores federais no interior gaúcho.

Tags:
  • caxias do sul
  • clóvis magalhães
  • ferrovias
  • malha sul
  • Mobi Caxias
  • Rio Grande do Sul
  • rogério Rodrigues
  • secretaria de logística e transporte
  • serra gaúcha
  • trem
Cristiano Daros

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

AGIR oficializa nominata de candidatos à Câmara dos Deputados e confirma apoio à chapa de Gabriel Souza ao governo do RS

  • Jonatan Mombach
  • 05/08/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Notícias

CSG bloqueia trecho da ERS-122 para detonação nesta quinta e implanta desvio provisório na sexta

  • Keize Machado
  • 05/08/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Casamento Comunitário de Caxias do Sul registra 93 inscritos com 70% de estrangeiros

  • 04/11/2026
ler post

João Uez é confirmado como chefe da Casa Civil de Caxias do Sul

  • 04/11/2026
ler post

UCS promove Seminário Internacional sobre Sustentabilidade e Hospitalidade no Turismo a partir desta quinta-feira

  • 04/11/2026
Leia também
  • Caxias analisa situação de goleiro do Santos
  • Vereador Pedro Rodrigues se manifesta após carta emitida pelo PL
  • Juventude abre venda de ingressos para decisão diante do Botafogo-SP
  • Marcopolo supera marca de 200 ônibus G8 TEC vendidos em menos de três meses após lançamento
  • Nova Prata tem cerca de 2 mil casas destelhadas por chuva de granizo
  • milton corlatti (foto: cristian bergamin | rádio caxias)
    Com o tema “Raízes que sustentam o amanhã”, Festa das Colheitas 2027 é lançada em Caxias do Sul
Últimos vídeos
  • ESPORTES NA ONDA + LANCE DIRETO 04/11/2026Esportes · 04/11
  • ACOMAC 2026 | REPERTÓRIO 04/11Jornalismo · 04/11
  • CQ7 + | 03/11/2026Jornalismo · 04/11
  • CAMPO NEUTRO 04/11/2026Esportes · 04/11
  • ESPORTES NA ONDA + LANCE DIRETO 03/11/2026Esportes · 04/11
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Lançamento

Livro Rádio Caxias 80 anos

Há 80 anos, a voz da cidade

Histórias inéditas, as vozes que marcaram gerações e fotografias raras de oito décadas da Rádio Caxias.

Onde comprar

🛒Livraria RossiCompre online · R$ 80,00› Livraria do Arco da VelhaPeça pelo WhatsApp (54) 99130-5985›
Prefere que a gente entre em contato? Deixe seu contato

05/08/2026 - Atualizado em 05/08/2026 - 19:00

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar