A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) abriu as inscrições para agroindústrias interessadas em obter o Selo Sabor Caxias do Sul, certificação que reconhece a qualidade e a origem dos produtos agropecuários e agroindustrializados do município. As inscrições seguem até o dia 7 de agosto e são destinadas a agroindústrias formalizadas. Atualmente, Caxias do Sul conta com 41 empreendimentos do setor, sendo 32 em atividade e nove em fase de regularização.
A ampliação do programa para as agroindústrias foi anunciada na última sexta-feira (24), durante a abertura da 3ª Feira Colonial, realizada no Shopping Villagio Caxias em comemoração ao Dia do Colono e ao Dia do Agricultor. O evento reuniu 26 agroindústrias da região, das quais nove eram caxienses, com a comercialização de produtos como queijos, vinhos, biscoitos, doces, flores e plantas.
Criado em 2022, o Programa Selo Sabor Caxias do Sul é coordenado por um comitê formado por dez entidades representativas do setor agropecuário. Até o momento, a certificação foi concedida apenas a seis produtores de uva de mesa do município, homologados durante a última Festa da Uva. Agora, a proposta é estender o reconhecimento às agroindústrias locais, valorizando a diversidade da produção rural caxiense.
Segundo a Secretaria da Agricultura, o selo busca fortalecer a identidade dos produtos do município e ampliar sua competitividade no mercado. A certificação contribui para consolidar Caxias do Sul como referência na produção agrícola, oferecendo ao consumidor a garantia da origem e da qualidade dos alimentos produzidos no município.
Para conquistar o Selo Sabor Caxias, as agroindústrias serão avaliadas em cinco critérios: boas práticas de produção, gestão de matérias-primas, controle de pragas, uso de tecnologias e registros da produção. Interessados devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/p2wxjdqHvMWRVkjX9. A certificação terá validade de um ano, com possibilidade de renovação anual para os empreendimentos que continuarem atendendo aos requisitos estabelecidos pelo programa.



