Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Geral
  • Notícias

Após fórum nacional, Rose Frigeri quer ampliar discussão sobre tarifa zero em Caxias do Sul

  • Noriana Behrend
  • 21/06/2026
Foto: Divulgação

A vereadora Rose Frigeri (PT) participou, na última quarta-feira (17), do Fórum Tarifa Zero, realizado em Brasília. O encontro reuniu especialistas, gestores públicos, parlamentares e representantes de movimentos sociais de diferentes regiões do país para discutir experiências, alternativas de financiamento e propostas voltadas à implementação do transporte público gratuito nos municípios brasileiros.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero na Câmara Municipal de Caxias do Sul, Rose foi uma das convidadas a integrar os painéis do evento. Na oportunidade, apresentou o cenário da mobilidade urbana no município e os desafios enfrentados para ampliar o acesso da população ao transporte coletivo.

Segundo a vereadora, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero representa um passo importante para aprofundar o debate sobre mobilidade urbana, também, em Caxias do Sul. Rose explicou que o fórum contou com a apresentação de experiências nacionais e internacionais de gratuidade no transporte público. Casos de países como França e Luxemburgo, que adotou a tarifa zero em todo o território nacional, estiveram entre os exemplos debatidos pelos participantes.

De acordo com a vereadora, a principal discussão do encontro esteve relacionada às formas de financiamento do sistema. Conforme a parlamentar, um dos principais questionamentos sobre a tarifa zero é quem irá custear esse modelo. Por isso, grande parte das discussões foi dedicada à busca de alternativas viáveis de financiamento.

Segundo Rose, entre as possibilidades analisadas durante o Fórum estão a criação de fundos específicos para a mobilidade urbana, a utilização de recursos provenientes do vale-transporte e a destinação de parte dos royalties do petróleo para subsidiar o transporte coletivo.

Para Rose, o debate deve partir do entendimento de que o transporte público é um direito social garantido pela Constituição Federal. Ela explicou que o transporte público está no mesmo patamar de outros direitos fundamentais, como saúde e educação. Ou seja, que garantir o acesso à mobilidade significa assegurar o direito de ir e vir e ampliar as oportunidades para a população.

A parlamentar também ressaltou a necessidade de que eventuais políticas de tarifa zero sejam acompanhadas de mecanismos de transparência, controle social e qualificação do serviço, considerando o aumento da demanda que a gratuidade tende a gerar.

Como encaminhamento das discussões, Rose informou que pretende promover uma audiência pública em Caxias do Sul para aprofundar o tema junto à comunidade, com a participação de representantes do Ministério das Cidades e de entidades ligadas à mobilidade urbana, contudo, ainda sem data definida.

A parlamentar ainda ponderou que o debate sobre a tarifa zero precisa envolver toda a sociedade. E que se trata de uma discussão que interfere no futuro das cidades, da qualidade de vida das pessoas e na construção de um modelo de mobilidade mais inclusivo e sustentável, ou seja, é dever de todos.

Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Geral
  • Notícias
  • Segurança

Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas, em Caxias do Sul

  • Redação
  • 21/06/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Segurança

Venezuelano é morto na BR-116, próximo ao EPI Imigrante, em Caxias do Sul

  • Redação
  • 21/06/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Brigada Militar recupera objetos furtados no pelotão do Corpo de Bombeiros do Desvio Rizzo, em Caxias

  • 05/11/2026
ler post

Idosos representam 46,15% das mortes no trânsito de Caxias do Sul em 2026

  • 05/11/2026
ler post

Dez vereadores assinam requerimento para abertura da CPI das Contas Públicas em Caxias do Sul

  • 05/11/2026
Leia também
  • Brigada Militar recupera objetos furtados no pelotão do Corpo de Bombeiros do Desvio Rizzo, em Caxias
  • Presidente do Juventude destaca a força do grupo de jogadores na reta final da série B
  • Livro dos 80 anos da Rádio Caxias é destaque na banca da ARI na Feira do Livro de Porto Alegre
  • Delegação do Juventude inicia deslocamento nesta sexta-feira para Mato Grosso
  • Cooperativa Vinícola Aurora promove mutirão de 130 vagas temporárias para a safra da uva 2027
  • Agenda cultural e de eventos movimenta Caxias do Sul e região neste fim de semana
Últimos vídeos
  • ESPORTES NA ONDA + LANCE DIRETO 05/11/2026Esportes · 05/11
  • O FUTURO QUE QUEREMOS & COISAS DE CINEMA | REPERTÓRIO 05/11Jornalismo · 05/11
  • CAMPO NEUTRO 05/11/2026Esportes · 05/11
  • ESPORTES NA ONDA + LANCE DIRETO 04/11/2026Esportes · 05/11
  • ESCOLHIDO O NOVO PROCURADOR GERAL DO ESTADO COM DR. RAFAEL CÂNDIDO | 05/11/2026Jornalismo · 05/11
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Lançamento

Livro Rádio Caxias 80 anos

Há 80 anos, a voz da cidade

Histórias inéditas, as vozes que marcaram gerações e fotografias raras de oito décadas da Rádio Caxias.

Onde comprar

🛒Livraria RossiCompre online · R$ 80,00› Livraria do Arco da VelhaPeça pelo WhatsApp (54) 99130-5985›
Prefere que a gente entre em contato? Deixe seu contato

21/06/2026 - Atualizado em 21/06/2026 - 09:34

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar