Nesta quinta-feira (23), Dia Mundial do Livro, a Livraria Do Arco da Velha realiza a 1º edição do evento “A Velha com Insônia e a Festa das Páginas”, em Caxias do Sul. A iniciativa integra a programação nacional da Noite das Livrarias e terá entrada gratuita.
As atividades ocorrem das 18h às 23h, na sede da livraria, localizada na Rua Doutor Montauri, 1570. A programação prevê palestras, debates e intervenções literárias com 17 convidados, distribuídos em dois espaços simultâneos: o Palco Hora da Estrela e o Palco Memórias do Subsolo. Entre os temas abordados estão literatura contemporânea, história, autobiografia, poesia, saúde mental e cultura indígena. As falas terão duração máxima de 25 minutos.

Segundo o diretor da livraria, Guilherme Ramos Martinato, o objetivo é oferecer uma experiência cultural dinâmica e ampliar o acesso do público à literatura em Caxias do Sul. Martinato revela que outro destaque da programação será a ação “Venda Relâmpago”. Durante os intervalos, participantes poderão apresentar e defender um livro favorito em até sessenta segundos. Quem conquistar o público receberá um brinde.
A noite também contará com ambientação musical do DJ Mono e espaço para café e confraternização entre leitores. Confira abaixo, a programação completa.
Palco A Hora da Estrela
:: 18h30: Rejeição de Tony Tulathimutte – Rafael Iotti
:: 19h: Leitura Partilhada – Roberta Regina Saldanha
:: 19h30: História e Literatura – Aline Marques de Freitas
:: 20h: Autobiografia como reconstrução do sujeito negro – Claudia Fin
:: 20h30: Entre cogumelos, ruínas e fabulações de mundos possíveis – Adriana Antunes
:: 21h30: Sou escritor(a), e agora? – Maya Falks, Geneviève Faé e T.S. Marcon
:: 22h: Vozes da Terra: Narrativas e Saberes da Cultura Indígena – Rosenei da Rosa e Tatiane Baggio
:: 22h30: As “novelitas” de César Aira – Marco de Menezes
Palco Memórias do Subsolo
:: 19h: Ideias com gelo e açúcar: literatura policial para uma filosofia concreta – Henrique Ribeiro
:: 19h30: Literatura contemporânea escrita por mulheres – Tatiana Weber
:: 20h: Saúde mental em pauta: o adoecimento coletivo e a luta antimanicomial – Maya Falks e Tati Baggio
:: 20h30: O maestro e o cronista: diálogos entre música e literatura – Marcelo Mugnol
:: 21h30: Vozes em pauta, identidades em nicho: caminhos da literatura contemporânea – Felipe Zobaran
:: 22h: Por que você deveria ler literatura russa? – Tiago Meira
:: 22h30: A poesia escapa – Nil Kremer
