Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Em Brasília: Governo do Estado e Fetag solicitam renegociação de dívidas rurais e ampliação do seguro agrícola

  • Noriana Behrend
  • 12/03/2026
Foto: Divulgação

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Eugênio Zanetti, foi o entrevistado do Jornal da Caxias desta quinta-feira (11). Na oportunidade, ele falou sobre a visita à capital federal, essa semana, para tratar do endividamento de produtores rurais do Estado. A agenda foi liderada pelo governador Eduardo Leite e reuniu representantes do governo gaúcho e lideranças do setor agrícola.

Segundo Zanetti, entre os principais temas discutidos esteve a tramitação do Projeto de Lei 5122, que propõe alternativas para a renegociação das dívidas acumuladas por agricultores afetados por sucessivas crises climáticas. A proposta prevê, conforme ele, o alongamento dos débitos por até dez anos, com três anos de carência, podendo chegar a 15 anos em casos considerados mais graves.

Durante a agenda na capital federal, Zanetti disse que a comitiva também se reuniu com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para discutir medidas de apoio ao setor. Um dos pontos levantados foi a necessidade de ampliar e modernizar as políticas de seguro rural. De acordo com Zanetti, atualmente, apenas cerca de 10% da área agrícola do Rio Grande do Sul conta com algum tipo de cobertura, o que aumenta a vulnerabilidade dos produtores diante de perdas provocadas por eventos climáticos.

Outro compromisso na capital federal  foi com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com o objetivo de acelerar a votação do projeto de Lei 5122, que busca criar alternativas para a renegociação e solução do passivo acumulado por produtores rurais afetados por sucessivas crises climáticas. O projeto de Lei está em tramitação há cerca de seis meses no Senado. De acordo com Zanetti, Alcolumbre  se comprometeu a convocar uma reunião com líderes partidários para buscar consenso e viabilizar a inclusão da proposta na pauta.

Além da pauta do endividamento rural, a comitiva também tratou de temas ligados aos custos de produção no campo, entre eles a preocupação com possíveis impactos no preço do diesel diante de tensões internacionais.

Para Zanetti, o avanço de medidas estruturais é fundamental para garantir condições de permanência dos agricultores no campo e assegurar a continuidade da produção de alimentos no Estado.

Confira aqui a entrevista completa.

Tags:
  • #Agricultura #AgriculturaFamiliar #FetagRS #EndividamentoRural #ProdutorRural #RioGrandedoSul #Brasília #PolíticaAgrícola #RenegociaçãoDeDívidas #Agro #Rural #Notícia #Jornalismo #RádioCaxias
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Cultura
  • Notícias

Agenda reúne negócios, cultura, gastronomia e design em Caxias do Sul e região

  • Noriana Behrend
  • 12/03/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Reposições salariais de prefeito, vice, secretários e vereadores são aprovadas pela Câmara de Caxias do Sul

  • Diego Pereira
  • 12/03/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Reitor da UCS avalia emenda conquistada para atendimento ao autismo como avanço para viabilizar Centro Multidisciplinar

  • 12/03/2026
ler post

Reposições salariais de prefeito, vice, secretários e vereadores são aprovadas pela Câmara de Caxias do Sul

  • 12/03/2026
ler post

Agenda reúne negócios, cultura, gastronomia e design em Caxias do Sul e região

  • 12/03/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Confira as informações para o confronto entre Juventude e Tuna Luso
  • Agenda reúne negócios, cultura, gastronomia e design em Caxias do Sul e região
  • Homem é preso com mais de 2kg de drogas no bairro Diamantino
  • Homem é preso por adulteração de sinal identificador de veículo no centro de Caxias
  • Homem é preso por porte de ilegal de arma de fogo em Criúva
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

12/03/2026 - Atualizado em 12/03/2026 - 10:59

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar