A Fundação Universidade de Caxias do Sul escolhe, nesta sexta-feira (20), o novo reitor da UCS para o período 2026-2030. Os candidatos a sucessão de Gelson Leonardo Rech são os professores Asdrubal Falavigna, de 60 anos, e Cleide Calgaro, 49. A reunião do conselho da Fundação está marcada para às 9h, onde têm direito ao voto as instituições: Mitra Diocesana; Associação Cultural e Científica Virvi Ramos; CIC; Governo do Estado; Prefeitura de Caxias do Sul e a própria Universidade. A sessão solene de posse da chapa vencedora está marcada para o dia 3 de maio.
Os dois candidatos concederam entrevistas à Rádio Caxias para explicar seus planos para gestão da universidade. O candidato Dr Asdrubal Falavigna é neurocirurgião e atual vice-reitor. Ele está há 27 anos trabalhando na UCS e há 21 ocupa cargos de gestão. De acordo com ele, a sua candidatura é um pedido de toda academia e se diz pronto para essa missão.
Cleide Calgaro é pós-graduada em filosofia e em direito. Ela está há 23 anos trabalhando na universidade e representa a oposição. Atualmente, Cleide é professora e pesquisadora no Programa de Mestrado e Doutorado na Graduação em Direito. Segundo a professora, o seu objetivo é apresentar um ponto de vista diferente para o futuro da UCS.
Para chegar ao cargo de reitor da UCS é necessário estar trabalhando há mais de cinco anos na instituição e apresentar título de doutorado. A remuneração corresponde a 70% do limite para servidores do Poder Executivo Federal. Os dois candidatos foram entrevistados pelo conselho no último dia 12, ponto mais importante no processo de seleção. O anúncio ocorre ainda nesta sexta.
