Os vereadores Capitão Ramon Teles (PL), Calebe Garbin (PP) e Alexandre Bortoluz (PP) se reuniram na noite da última quinta-feira (5) com a comissão dos aprovados no concurso da Guarda Municipal (GM) em Caxias do Sul.
O vereador do PL relata que o encontro foi solicitado pelo grupo e destaca que as nomeações dos 70 novos guardas municipais são do interesse de toda a comunidade caxiense. Ele completa que se trata de uma promessa de campanha do prefeito Adiló Didomenico (PSD).
Ramon pontua que se trata de uma pauta reivindicada ainda no ano passado e que a nomeação foi articulada para compor na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município. Desta forma, informa que há recursos disponíveis.
Ele questiona o motivo dos aprovados não terem ainda sido chamados e pontua que nomeações ocorreram em outras carreiras do Município.
O capitão Ramon alerta que a Guarda Municipal tem efetivo reduzido para realizar o policiamento ostensivo. Acrescenta que o trabalho é de extrema importância para evitar que crimes ocorram e que a presença da GM ajuda inibir a criminalidade.
Ainda segundo ele, a nova promessa da administração municipal é que a nomeação ocorra até o fim deste ano e que os parlamentares irão continuar acompanhando e cobrando as convocações.
O concurso foi realizado em 2024 e homologado em setembro do mesmo ano. Ao todo, são 174 candidatos aptos. A situação financeira do Município seria o motivo da demora. Os aprovados fizeram uma página no Instagram para cobrar o poder público.
