O município de Caxias do Sul passará a integrar o programa “Cidade Recomeço”, o anúncio de adesão ocorreu na manhã desta quinta-feira (5) em reunião realizada no Centro Administrativo Municipal. Participaram do encontro o prefeito Adiló Didomenico, o secretário Assistência Social e Cidadania, Mauro Trojan, e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, que cumpriu agenda na cidade.
A parceria com o Estado é vista como estratégica para o fortalecimento das políticas de assistência social em Caxias do Sul. Com um investimento de cerca de R$ 10 milhões, o programa busca substituir o atual modelo de alojamentos coletivos dos abrigos tradicionais para pessoas em situação de rua por moradias individuais e transitórias, dispondo de uma rede completa de serviços públicos. Segundo Trojan, o espaço possibilitará uma nova oportunidade para estas pessoas, permitindo a ressocialização e reinserção no mercado de trabalho.
As moradias serão compostas por estruturas modulares pré-fabricadas, possuindo isolamento térmico e acústico, resistência a incêndios e proteção contra intempéries. As unidades também serão adaptadas para pessoas com deficiência (PCD), e incluirão cozinha, lavanderia, sala multiuso, biblioteca e brinquedoteca.
As estruturas serão construídas em bairros residenciais nas proximidades de postos de saúde e escolas, para facilitar o acesso à rede de serviços públicos. O programa também é planejado para propiciar a preservação do meio ambiente, minimizando a geração de resíduos e danos ao solo durante o processo de instalação dos módulos. Por serem estruturas móveis, os módulos podem ser desmontados e realocados conforme a necessidade do poder público, podendo ser utilizados também em casos de catástrofes climáticas.
