O município de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul, realiza nesta sexta-feira (6) a 17ª Abertura Oficial da Colheita. A solenidade contempla diversos cultivos, como maçã, tomate, frutas de caroço, entre elas pêssego e ameixa, citros e diferentes hortaliças, que fazem de Caxias do Sul o maior produtor de hortifrutigranjeiros da região. No entanto, o principal destaque do evento será a safra da uva.
De acordo com a Emater, a estimativa é de que sejam colhidas cerca de 75 mil toneladas da fruta nos 3,7 mil hectares cultivados no município. O secretário municipal da Agricultura, Rudimar Menegotto, destaca que a Abertura Oficial da Colheita simboliza o reconhecimento e a valorização do trabalho desenvolvido pelos agricultores.
Segundo ele, neste ano o evento ganha ainda mais relevância por ocorrer no ano da Festa Nacional da Uva. A solenidade será realizada em uma propriedade produtora da fruta, mas todos os cultivos serão celebrados, em uma safra que apresenta excelente qualidade.
A 17ª Abertura Oficial da Colheita ocorre às 17h, pela primeira vez na propriedade do agricultor Mário Biondo e família, localizada na Estrada Municipal José Zanette, nº 149, na localidade de São Gotardo de Vila Seca. A área conta com cinco hectares de videiras da variedade bordô, já em ponto de colheita, além de 1,5 hectare da variedade niágara cultivada sob cobertura.
Atualmente, Caxias do Sul possui 2.750 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que representa aproximadamente 3,5 mil famílias que têm na atividade agrícola sua principal fonte de sustento.
