O Centro de Valorização da Vida (CVV) está lançando uma campanha sobre solidariedade e convida todos os interessados do Rio Grande do Sul, maiores de 18 anos, a se tornarem voluntários. Este serviço de apoio emocional está disponível 24 horas por dia, oferecendo um espaço para que pessoas que desejam e precisam desabafar possam fazê-lo. Os voluntários buscam se dedicar à escuta ativa, sempre com respeito e empatia.
Com o lema “Ser solidário faz parte da nossa natureza”, a campanha visa estimular a reflexão sobre como cada um pode impactar positivamente a vida do próximo. Aqueles que se interessam em participar terão a oportunidade de fazer um curso gratuito, onde aprenderão sobre a atuação da rede de apoio emocional, além de conceitos fundamentais como acolhimento e não-julgamento, que são essenciais na missão do CVV.
A voluntária Silvana Dalmaso, do CVV em Caxias do Sul, afirma que ser um voluntário é deixar de pensar em si mesmo por um momento para pensar no próximo.
Interessados podem se inscrever pelo site https://cvv.org.br/seja-voluntario/. O curso de formação está disponível em formato online, proporcionando o acesso para candidatos de diferentes regiões, ou presencial, na sede do CVV em Porto Alegre, localizada na Av. José de Alencar, 414, sala 205.
O suicídio é um problema de saúde pública. Em 2021, segundo o Ministério da Saúde, foram 15.507 mortes, uma média de 42 por dia, mais do que as registradas por HIV e muitos tipos de câncer. O número da linha de ajuda do CVV é 118.
