Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Com maioria dos votos, Câmara de Vereadores aprova atualização da lei da Zona das Águas

  • Alana Matos
  • 06/01/2026
Foto: Augusto Martins

A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul da tarde desta terça-feira (06) iniciou pela apreciação e votação do Projeto de Lei da Zona das Águas 52/2025. A pauta estava prevista para andamento na sessão extraordinária do dia 23 de dezembro, entretanto, após o protocolo de diversas emendas por vereadores opositores ao Executivo, a votação foi postergada para esta terça-feira.

O vereador Cláudio Libardi (PCdoB) fez a leitura do parecer da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que se posicionou favorável ao voto positivo, mas com algumas ressalvas apontadas no documento. Entre os apontamentos feitos está a sugestão de reavaliação e estudo quanto a autorização de pesca esportiva em barragens de abastecimento; ampliação de atividades recreativas em áreas sensíveis; necessidade de revisão periódica obrigatória da lei; fortalecimento efetivo da fiscalização ambiental; priorização de soluções baseadas na natureza; e preservação integral da função ecológica das áreas.

Em nova sessão extraordinária, aberta na sequência, as emendas e o projeto central passaram por segunda discussão e posterior votação. O vereador Alexandre Botoluz propôs a votação das emendas em bloco, contudo, após solicitação, a emenda do vereador Sandro Fantinel (PL) foi votada com destaque. O texto em questão diminui de 50 metros para 10 metros a permissão para construções próximas a banhados. A emenda foi aprovada por maioria, com contrariedade dos parlamentares Lucas Caregnado, Rose Frigeri e Estela Barlardin (PT). Estiveram ausentes no momento Cláudio Libardi e Andressa Marques (PCdoB), Andressa Mallmann (PDT), Capitão Ramon (PL) e Sandra Bonetto (NOVO).

Outras cinco emendas foram votadas e aprovadas em bloco por todos os presentes, com ausência das vereadoras Andressa Marques (PCdoB), Andressa Mallmann (PDT), Sandra Bonetto (NOVO) e Capitão Ramon (PL).

Já próximo das 16h e com as emendas aprovadas, o Projeto de Lei 52/2025, que discorre efetivamente sobre a Zona das Águas, começou a ser discutido. Nesse momento, diversos parlamentares solicitaram a palavra para posicionamentos favoráveis e contrários. O texto foi aprovado por 17 x 3, com posicionamento negativo da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), sendo Lucas Caregnado, Rose Frigeri e Estela Barlardin.

Cláudio Libardi (PCdoB), que em primeira tentativa de discussão foi um dos responsáveis pelo protocolo de 140 emendas para postergação do tema no Plenário, votou favorável nesta terça-feira (06). O vereador detalha que a mudança de percepção quanto ao projeto acontece alinhado às emendas aprovadas que, segundo ele, minimizam pontos considerados críticos. 

Presente ao longo de toda a sessão extraordinária na Casa do Povo, o presidente do Samae, João Uez celebrou a aprovação do PL. Ele cita que foi preciso coragem para colocar as modificações para tramitação. Uez admite que o projeto é delicado, já que ao mesmo tempo que busca propiciar desenvolvimento para regiões específicas também precisa preservar mananciais.

O presidente explica que, imediatamente, a regularização de empreendimentos e consequente desenvolvimento econômico das regiões será notável. 

A Zona das Águas consiste em uma nomenclatura definida por legislação de 2005, que refere-se aos solos das bacias Dal Bó, Maestra, Faxinal, Marrecas, Piaí, Samuara, Sepultura e Mulada. O Poder Executivo argumenta que após 20 anos uma revisão e atualização se fazia necessária.

De acordo com dados da Administração Municipal, a proposta foi debatida em 12 encontros com moradores e empreendedores de bairros e distritos inseridos na Zona das Águas, além de reuniões com entidades representativas, como a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e a União das Associações de Bairros (UAB), totalizando mais de 800 participantes.

Foto: Reprodução/ Câmara Caxias
Tags:
  • câmara
  • Executivo
  • LEGISLATIVO
  • zona das águas
Alana Matos
Alana Matos

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Política

Presidente do Sindiserv critica projetos votados na Câmara Municipal relacionados a reajuste salarial para os CCs

  • Cristian Bergamin
  • 06/01/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Vereadores aprovam criação de 25 novos cargos e verba de gabinete na Câmara de Caxias do Sul

  • Diego Pereira
  • 06/01/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Caxias do Sul encerra pagamento de 15 leitos na Clínica Paulo Guedes e prevê economia de R$ 1,5 milhão

  • 17/03/2026
ler post

Juventude conhece arbitragem para confronto da Copa do Brasil

  • 17/03/2026
ler post

SMED realiza seminário de formação para Escolas de Educação Infantil credenciadas ao Município

  • 17/03/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Marcelo Cabo indica time do Caxias para teste antes da Copa Sul-Sudeste
  • Juventude encaminha a venda de Gabriel Taliari
  • Juventude conhece arbitragem para confronto da Copa do Brasil
  • Sem jogos oficiais, lateral acerta saída do Caxias
  • Estão disponíveis os ingressos para o 5º Congresso Serrano de Vendas & Inovação da Microempa
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

06/01/2026 - Atualizado em 06/01/2026 - 19:02

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar