Junto com o verão tem início as famosas chuvas típicas da estação mais quente do ano. Rápidas e, muitas vezes, mais de uma vez no mesmo dia, a precipitação também é marcada pela grande quantidade em poucos minutos.
Em Caxias do Sul, desde que dezembro teve início, o fenômeno já se fez presente em diversos dias e causou estragos e transtornos pela cidade. Alagamentos, quedas de árvores e bloqueios de vias, estão entre os registros.
A reportagem da Rádio Caxias recebeu nos últimos dias relatos de alagamentos em frente ao Estádio Centenário, na área central, e nos bairros Planalto, São Leopoldo e no Esplanada, nas imediações da Visate, ponto crônico da ocorrência.
O secretário municipal de Obras, Lucas Suzin, comenta que as pancadas de chuva com picos elevados acabam saturando a rede de drenagem e carregando lixo, terra e pedras para dentro das bocas de lobo, que em alguns casos acaba entupindo o sistema.
Ele informa que apesar da Secretaria estar mais enxuta devido ao período de férias, duas equipes estão de sobreaviso para atendimento de emergências. Acrescenta que esses pontos de alagamentos pela cidade estão recebendo manutenção pela pasta ou serão contemplados por obras para solução dos problemas.
A previsão indica a continuidade desse período chuvoso pelo menos até a virada do ano. Na tarde de Natal (25), após acúmulo excessivo de lixo obstruir drenagem, as chuvas causaram transtornos no bairro Cânyon. Foram registrados alagamentos em residências, danos em veículos atingidos por pedras e detritos arrastados pela enxurrada, além de prejuízos ao pavimento asfáltico entre as ruas da Vitória e da Felicidade
